INCTs Forense e Tuberculose apresentam resultados em seminário em Brasília

Institutos sediados na Universidade conduzem pesquisas de destaque nacional e internacional

22/11/2019 - 13h47
Carrossel - Montagem - INCT em Tuberculose - INCT em Ciências Forenses

INCT em Tuberculose e INCT em Ciências Forenses / Foto: Gilson Oliveira

Os dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados na PUCRS participaram do 3º Seminário de Avaliação dos INCTs entre os dias 19 e 20 de novembro, em Brasília. Na Universidade, o INCT Forense e o INCT Tuberculose desenvolvem pesquisa de vanguarda, formação de recursos humanos e transferência de conhecimentos para o setor público e para a sociedade.

O evento em Brasília reuniu os 102 institutos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os institutos encontram-se distribuídos em 8 áreas do conhecimento: Ciência Agrárias e Agronegócio, Ecologia e Meio Ambiente, Energia, Ciências Exatas e Ciências Naturais, Humanas e Sociais Aplicadas, Nanotecnologia, Saúde, Engenharia e Tecnologia da Informação. O seminário tem o objetivo de avaliar a execução dos projetos e de seus resultados, permitindo conhecer e divulgar os conhecimentos, as tecnologias e as inovações de cada área.

INCT Forense

Sob coordenação do professor Roberto Esser dos Reis, o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Ciências Forenses trabalha aspectos técnicos da Justiça e da Segurança Pública relacionados à produção, análise e interpretação de provas materiais. O instituto, localizado no Laboratório Genética Humana e Molecular Genética Forense, no Prédio 12C, une o trabalho de 21 instituições, entre elas a Polícia Federal e instituições do Estado e de fora. Com o objetivo de detectar problemas nacionais e solucioná-los, estão incluídas as áreas de Genética, Química e Toxicologia, Perícia Ambiental, Informática, Ciências Criminais e Segurança Pública.

INCT Tuberculose

No INCT em Tuberculose, coordenado pelo professor Luiz Augusto Basso, a proposta é contribuir para o controle e tratamento da tuberculose. Dessa forma, o instituto desenvolve pesquisas na área de fármacos e vacinas no Brasil, bem como trabalha para validar diagnóstico rápido e confiável para a detecção de Mycobacterium tuberculosis sensível e resistente a fármacos. Localizado no prédio 92, no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), ele é formado por cerca de 40 pesquisadores de 22 centros de pesquisa, distribuídos em nove estados brasileiros.

Para a diretora de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) Fernanda Morrone os dois INCTs, em Tuberculose e em Ciências Forenses, refletem a excelência da pesquisa desenvolvida na PUCRS e são de extrema importância para a consolidação das áreas envolvidas e para o desenvolvimento da sociedade.