Hospital São Lucas integra a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Campanha de incentivo à amamentação acontece durante o Agosto Dourado

03/08/2018 - 16h31

aleitamento materno,semana mundial do aleitamento materno,hslAgosto é conhecido como mês oficial de incentivo à amamentação, especialmente a partir de 2017, quando foi sancionada a Lei Federal 13.435, que estabeleceu o Agosto Dourado. Para promover este simples e significativo gesto, que beneficia mães e bebês, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) está realizando diversas atividades gratuitas. Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto, as mães doadoras e que estão amamentando os seus filhos na UTI Neonatal e na Pediatria do HSL recebem homenagens das nutricionistas do Banco de Leite Humano da Instituição.

Bate-papo com nutricionistas

Em parceria com o Projeto Gestante, da Paróquia Santo Antônio do Partenon, as nutricionistas do Banco participarão de uma roda de conversa com as mães da comunidade. O encontro acontece no dia 8 de agosto, às 15h, no auditório paroquial, localizado na Rua Luiz de Camões, número 35, em Porto Alegre.  No Hospital São Lucas, o bate-papo ocorrerá no ambulatório 316, com o grupo de mães e gestantes com diabetes. O evento é aberto aos pacientes e visitantes da Instituição e será realizado no dia 17 de agosto, às 14h.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite humano deve ser não apenas o principal, mas o único alimento do bebê até o 6º mês de vida, evitando o consumo de água, chás ou outros complementos. “Ele auxilia na prevenção de doenças e no desenvolvimento da imunidade da criança. É recomendado que, enquanto a mãe produzir leite, a amamentação seja estimulada”, incentiva a nutricionista do HSL Vanessa dos Santos.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno

De 1º a 7 de agosto, é comemorado em mais de 170 países a Semana Mundial de Aleitamento Materno, destinada a promover a amamentação e melhorar a saúde dos bebês em todo o mundo. Nesta Semana é comemorada a assinatura da Declaração de Innocenti, formulada por especialistas da Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em agosto de 1990, para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.


Leia Mais Veja todas