Hospital São Lucas é referência nacional em ortopedia e traumatologia

A honraria indica o reconhecimento em desempenho e organização dos atendimentos nestas áreas médicas

16/07/2019 - 08h35
traumatologia, ortopedia, hospital são lucas, HSL, reconhecimento, placa

Placa concedida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia / Foto: Camila Cunha

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Lucas da PUCRS (SOT) é referência nacional pelo desempenho e pela organização em seus atendimentos nestas áreas médicas. Concedida pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a honraria foi entregue durante o 1º Encontro Nacional de Serviços Credenciados, em São Paulo, ocorrido no dia 28 de junho. Na ocasião, o Hospital foi representado pelo médico Francisco Karam, que compõe a equipe do SOT. Em 2018, o Serviço obteve a média mensal de mais de 2,2 mil atendimentos de emergência.

Uma placa será instalada nas dependências do Hospital, na qual vai indicar que este setor possui todos os requisitos de um serviço credenciado, contando com todas as subespecialidades, do programa de residência. Os atendimentos destacados foram cirurgias do quadril, do joelho, da mão (cirurgia e microcirurgia), do ombro, tumores e cotovelo, coluna vertebral, traumas do tornozelo e do pé, traumatologia do esporte e pediátrica.

“Prestamos um serviço qualificado e um atendimento médico à comunidade por meio de consultas ambulatoriais no setor de emergência e consultoria aos pacientes internados no Hospital. Esse reconhecimento da SBOT demonstra o quanto estamos contribuindo para a saúde de muitas pessoas”, destaca o chefe do SOT do Hospital São Lucas da PUCRS, Luiz Simões.

 

traumatologia, ortopedia, hospital são lucas, HSL, reconhecimento, placa

Equipe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia celebra conquista / Foto: Camila Cunha

Uma ampla estrutura

Segundo Simões, esse setor do Hospital dispõe de uma área física apropriada, com salas de consultas, salas de emergência, sala cirúrgica para pequenos procedimentos, sala de raio-x própria, sala de aula e biblioteca. “Oferecemos três vagas anuais para residência médica em ortopedia e traumatologia. Os residentes prestam um exame que permite obter o título de especialista da SBOT”, comenta.

Ainda, conforme o chefe do SOT, o quadro médico possui profissionais qualificados, com especialização em diferentes áreas de atendimento. “Em nossa sala cirúrgica, podemos fazer pequenas cirurgias das mãos e dos pés”, exemplifica.

 

Sobre o SOT

Há 40 anos, o Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Lucas da PUCRS oferece assistência qualificada atendimento médico diário, inclusive nos fins de semana. O SOT conta com uma experiente equipe, capacitada para o atendimento das principais subespecialidades da área, como patologias e trauma do quadril, joelho, pé e tornozelo, ombro e cotovelo, mão, coluna e ortopedia pediátrica.


Leia Mais Veja todas