Gilles Lipovetsky recebe título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS

Evento será nesta quinta-feira, 19 de novembro, às 10h30min

16/11/2015 - 11h50

O filósofo francês Gilles Lipovetsky, teórico que trabalha com a hipermodernidade, recebe na próxima quinta-feira, 19 de novembro, o título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS. A cerimônia será às 10h30min, no auditório do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Professor da Universidade de Grenoble, na França, Lipovetsky é autor de obras como A Era do Vazio, O luxo eterno, O império do efêmero, A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo, entre outras.

No livro A Era do Vazio, por exemplo, analisa a sociedade pós-moderna, marcada, segundo ele, pelo desinvestimento público, pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas. O professor também é crítico em relação a cultura cotidiana, da mídia, do consumo, da publicidade, que considera amplamente dominada pelo bem-estar individual, pelo lazer, o interesse pelo corpo, os valores individualistas do sucesso pessoal e o dinheiro.

Além de receber a distinção, Lipovetsky participa do 13º Seminário Internacional de Comunicação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Ele realizará uma palestra no dia 19, às 19h30min, no teatro do prédio 40. As inscrições já estão encerradas.

O título de Doutor Honoris Causa é o maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, concedido a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Entrevista com Gilles Lipovetsky na Revista PUCRS nº 177