Festival Marista de Robótica recebe inscrições

Alunos da PUCRS e demais unidades maristas podem se inscrever até 26 de julho

19/07/2017 - 18h24

Festival Marista de Robótica 2017

Raciocínio lógico, senso crítico, trabalho em equipe, autonomia e criatividade. O Festival Marista de Robótica, que ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, pretende desenvolver estas competências em alunos de diversas instituições de ensino. Neste ano, o evento também recebe inscrições de estudantes da PUCRS. Interessados podem escolher concorrer em quatro modalidades, de acordo com suas especificidades: Desafio de Drones, Incubando Ideias, Cidade-Laboratório e Desafio de Robôs. Universitários podem participar das duas primeiras. As inscrições serão aceitas até o dia 26 de julho. Mais informações podem ser conferidas no site do Festival ou no evento no Facebook.

Em cada modalidade, o objetivo é encontrar soluções para situações-problema. Todo o processo de construção é realizado por grupos de estudantes e educadores. As atividades, abertas ao público, ocorrem no prédio 41 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Desafio de Drones2017_07_19-festival_robotica_desafiodrones

Podem participar universitários de instituições públicas e privadas, além de estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental. Em uma arena de 10m de largura, 14m de comprimento e 5m de altura, as equipes precisam realizar até cinco missões em partidas de cinco minutos. Vence quem completar os desafios em menos tempo. A pontuação específica de cada missão também é levada em conta. Inscreva-se para o Desafio de Drones neste link.

Incubando IdeiasFestival de Robótica, Incubando Ideias

Nesta modalidade, graduandos e pós-graduandos podem auxiliar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e reflexões acerca do potencial das tecnologias digitais na formação dos estudantes, as equipes resolverão problemas através da construção de aplicações que levem em conta conceitos de programação. As inscrições para o Incubando Ideias podem ser feitas neste link.