Exposição fotográfica marca lançamento do Observatório de Aves

Mostra estará aberta ao público entre os dias 2 e 12 de outubro, na Biblioteca Central

28/09/2017 - 13h44
corochó,pássaro, aves, observatório de aves, mata atlântica

Foto: Márcio Repenning

O Instituto do Meio Ambiente da PUCRS promove, entre os dias 2 e 12 de outubro, a exposição fotográfica Aves da Mata Atlântica. O evento marca o lançamento do Observatório de Aves, um programa da Universidade sediado no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, localizado em São Francisco de Paula (RS). A mostra, sob a curadoria da pesquisadora Carla Suertegaray Fontana, será realizada no saguão da Biblioteca Central Ir. José Otão (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), e traz registros de aves da região Sul e parte do trabalho desenvolvido no Centro com pássaros. A atividade é aberta ao público e com entrada franca.

Sobre o Observatório

O Observatório de Aves da PUCRS é um programa da Universidade que tem como objetivo realizar pesquisa acadêmica com aves, educação e ciência cidadã para promover a conservação da natureza e seus ecossistemas. A sede fica no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata e possui como símbolo o Corocochó (Carpornis cucullata), ave endêmica, restrita às porções conservadas da Mata Atlântica. Encanta por sua grande beleza, simplicidade de canto (a repetição de seu nome) e características comportamentais únicas. Por se alimentar de frutos é um importante dispersor das sementes, atuando na manutenção da floresta.

O Pró-Mata

Situado na região nordeste do Rio Grande do Sul, Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata abrange parte dos municípios de São Francisco de Paula, Maquiné e Itati. Possui uma área aproximada de 3.100 hectares, com campos nativos, florestas e montanhas e um mosaico de vegetação em diferentes estágios de sucessão ecológica. O projeto do local foi desenvolvido na Universidade a partir da ideia de se criar uma Área de Conservação, proposta pela Universidade de Tübingen, da Alemanha, com a qual a PUCRS possui um convênio de cooperação desde 1983.


Leia Mais Veja todas