Charlas Schlee – Conversas sobre a vida e a obra de Schlee

11/09/2019 - 13h50

A partir da exposição Uma Terra Só, em exibição no saguão da Biblioteca Central da PUCRS, no dia 12 de setembro, às 17h30min, o Instituto de Cultura recebe o evento Charlas Schlee – Conversas sobre a vida e a obra de Schlee. O bate-papo tem entrada gratuita e conta a participação de Maria Eunice Moreira, Luiz Antonio de Assis Brasil, Catia Goulart e Sergius Gonzaga.

Sobre a exposição

Com mais de 40 objetos, a exposição mergulha na alma e obra do escritor. Entre os objetos de Uma Terra Só, estão itens pessoais do autor, como obras de arte, retratos, fotos, livros, o seu Dicionário da Cultura Pampeana, a sua máquina de escrever original, os Prêmio Açorianos que recebeu, uma pedra vulcânica, uma âncora, entre outros.

Sobre Schlee

Aldyr Garcia Schlee foi autor de 20 livros, sete deles de contos, como Contos de verdades, Contos de futebol e Os limites do impossível – Contos Gardelianos. Durante seus mais de 40 anos de carreira, Schlee dedicou-se a escrever sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, buscando explorar a cultura e a tradição do Sul.

Em 1963, ganhou o Prêmio Esso de jornalismo por reportagem sobre o xisto betuminoso no Rio Grande do Sul. Recebeu duas vezes o prêmio da Bienal de Literatura e seis vezes o Prêmio Açorianos (pela tradução do livro Facundo, pelo conjunto de sua obra literária e pelos livros Contos de verdades, Limites do impossível, Don frutos e Contos da vida dificil).

Além de escritor, Schlee ficou conhecido por fazer o design da camisa verde e amarela da Seleção Brasileira, em 1953, conhecida como a camiseta canarinho. Schlee também foi Doutor em Ciências Humanas e professor universitário de Direito Internacional, por mais de 30 anos, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na qual fundou a Faculdade de Jornalismo.

Informações do evento

20190912