Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Evento propõe a busca de soluções inovadoras para problemas de comunidade

Startup Weekend Comunidades ocorre de 16 a 18 de setembro

Por: Redação Ascom

15/08/2016 - 13h47

Startup Weekend Comunidades Porto AlegreSocializar o conhecimento para propor soluções inovadoras direcionadas a alguma comunidade é a ideia central do Startup Weekend Comunidades Porto Alegre. Promovido pela PUCRS, pelo Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), o evento é realizado pela primeira vez no Sul do País. As atividades ocorrem de 16 a 18 de setembro e são abertas a interessados em criar soluções criativas para os problemas que serão relatados pelos moradores do bairro Mário Quintana, na Zona Norte da Capital gaúcha. O evento ocorre no Cesmar, localizado na Estrada Antônio Severino, 1493.  Durante os três dias, os participantes ficarão reunidos em grupos e terão a oportunidade de aprender a criar uma empresa de verdade, recebendo a mentoria de profissionais já experientes na área. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui. O evento será apresentado para professores e alunos interessados na próxima segunda-feira, 22 de agosto, às 16h, no Idear, prédio 15 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

 

Como funciona

Após realizar a inscrição, o participante será convidado para uma aula especial sobre empreendedorismo, que ocorre dia 9 de setembro. No chamado “aquecimento”, serão explicados termos gerais relacionados ao tema. O encontro também será no Cesmar, das 13h às 19h. Durante o evento, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, ocorrerão talks, pitchs e dinâmicas, entre outros momentos, todos orientados pela comissão organizadora e pelos mentores. As empresas que surgirem durante a atividade e se destacarem poderão receber apoio da Incubadora Social da PUCRS e do Idear.

 

Metodologia

A Startup Weekend é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Seattle, Washington, nos Estados Unidos. O objetivo principal é proporcionar eventos de empreendedorismo prático, por meio dos quais são fomentadas ideias de inovação. A metodologia foi criada em 2007 e tem caráter colaborativo e voluntário, com duração média de 54 horas.