Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Especialista em Inteligência Emocional, Daniel Goleman ministra aulas na Universidade

Psicólogo norte-americano é um dos professores convidados do Pós PUCRS Online

13/09/2019 - 08h15
Daniel Goleman, PUCRS online, pós, UOL

Daniel Goleman / Foto: Bruno Todeschini

Nesta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de setembro, a PUCRS recebeu o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, reconhecido mundialmente como o “pai” da inteligência emocional. Autor de best-sellers traduzidos em mais de 40 idiomas, Goleman veio ao Brasil como professor visitante para ministrar aulas em cinco cursos de pós-graduação do PUCRS Online.

Durante a conferência, no auditório do Living 360°, o norte-americano chamou a atenção sobre a importância do desenvolvimento de habilidades emocionais, destacando que apenas aprendizados técnicos não serão suficientes para que um indivíduo alcance o sucesso. “Usar o próprio cérebro e ter controle sobre as emoções são habilidades que serão cada vez mais necessárias. Inclusive muitos países estão investindo neste tipo de capacitação ainda na infância”, comenta.

Para Goleman, quando se trata de competências essenciais para cargos de liderança, a necessidade da gestão da emoção é ainda mais explícita. De acordo com os números trazidos pelo autor, entre as habilidades essenciais, 15% é representado pelo Q.I. (coeficiente de inteligência) ou competências técnicas, enquanto 85% representam a importância da inteligência emocional. Ou seja, para o autor, ter um amplo conhecimento técnico não será o suficiente, sendo cada vez mais importante o desenvolvimento emocional para lidar com os desafios do mercado de trabalho.

“Ainda que o engenheiro tenha o melhor software, se ele não for persuasivo, não atingirá o público e, por consequência, não alcançará o sucesso”, adiciona Goleman. Para o psicólogo, uma vez que você tenha a estratégia, você precisará das pessoas.

Lidando com as emoções

Daniel Goleman, PUCRS online, pós, UOL

Foto: Bruno Todeschini

Identificar os próprios sentimentos e dos outros, motivar-se e gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos são fatores essenciais para a verdadeira realização na vida. Situações de discordância, imprevistos ou trabalho sob pressão são apenas alguns dos exemplos mais comuns em que as reações podem ser falhas e comprometer o perfil profissional ou pessoal.

Além disso, Goleman atenta sobre o uso exacerbado da tecnologia, hábito que, segundo ele, limita ainda mais a interação humana e, consequentemente, a empatia que necessitamos para colocar as nossas emoções em ação. O distanciamento gerado é prejudicial para o desenvolvimento humano.

Para desenvolver a inteligência emocional, o psicólogo dá algumas dicas: domine suas emoções através da respiração, meditação ou outra atividade que contribuam para o autocontrole; aprenda a lidar com a pressão ou comentários negativos e pratique a autoconfiança diariamente, reconhecendo seus pontos fracos e fortes e trabalhando para aprimorá-los.

Para o psicólogo norte-americano, algumas vantagens ao desenvolver a inteligência emocional envolvem: diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, maior empatia pelo próximo, maior autoestima e autoconfiança, maior clareza nos objetivos de vida e capacidade de tomada de decisão, melhor gestão do tempo e aumento de produtividade.

Sobre Daniel Goleman

Daniel Goleman é psicólogo de formação, mas cobriu as temáticas de ciências no The New York Times por 12 anos. Como professor, lecionou na Universidade de Harvard, onde recebeu seu PhD e foi editor sênior da Psychology Today. Autor do best-seller Inteligência Emocional, lançado em 1995, Goleman contabiliza diversas outras publicações mundialmente conhecidas.

Sobre o PUCRS Online

A aula de Daniel Goleman faz parte dos cursos Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching; MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor; Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização; Neurociências e Comportamento e Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas. O PUCRS Online é uma inciativa é uma parceria entre a Universidade e UOL Edtech.