Diana Krall realiza show com piano da Universidade

25/04/2018 - 14h08
diana Krall, piano, pucrs piano

Foto: Vini Dalla Rosa

A música é uma das mais populares formas de expressão cultural. Diariamente, embala a vida das pessoas, que, com as suas canções preferidas, são capazes de viajar para os mais diversos lugares. Por isso, em 2018, a PUCRS resolveu trazer mais música para a cidade, renovando pianos da sua coleção e os distribuindo no Campus, no projeto PUCRS Piano. A qualidade de um dos aparelhos chamou a atenção de uma artista de renome mundial, a pianista de jazz e cantora Diana Krall. A canadense utilizou um dos instrumentos na sua apresentação em solo gaúcho, realizada na última terça-feira, dia 24 de abril, no Auditório Araújo Vianna.

Única cantora de jazz a ter oito álbuns estreando no topo da Billboard Jazz Albums e dona de cinco prêmios Grammy®, Krall chegou ao piano da Universidade através de um dos melhores afinadores do país, Person Losekann. Ele trabalhou no processo de restauração dos aparelhos que estão sendo disponibilizados no projeto PUCRS Piano. Após receber da produção da cantora uma solicitação de indicação de equipamento, o profissional lembrou do Steinway Modelo D, produzido entre 1976-1977, que estava guardado no Salão de Atos da Instituição e atendia exigências estabelecidas. Após o show, ele foi instalado na Igreja Universitária Cristo Mestre, onde será utilizado em eventos e recitais de música erudita.

“A nossa grande meta a médio e longo prazo é transformar a PUCRS em um polo cultural. Queremos levar a cultura para diferentes quadrantes e também promover o acesso aos nossos instrumentos. Para que isso aconteça, é preciso que haja um engajamento da nossa comunidade e, nada melhor, do que disseminar em diferentes lugares a cultura. Ações como essa estão alinhadas com essa meta”, explica o diretor do Instituto de Cultura, professor Ricardo Barberena.