Coral da PUCRS conquista reconhecimento na Assembleia Legislativa

O Projeto de Lei 169/16 considerou o Coral de suma importância para a cultura do Estado

08/01/2019 - 14h03
Coral da PUCRS reunido no palco, vestidos de branco, apresentando a peça.

Coral da PUCRS. Foto: Bruno Todeschini

O Coral da PUCRS foi reconhecido, no dia 18 de dezembro de 2018, como de relevante interesse para a arte e cultura do Estado. A homenagem aconteceu através do Projeto de Lei PL169/2016, que visa difundir, apoiar e incentivar a produção cultural no Rio Grande do Sul. O projeto é de autoria do deputado Adilson Troca  e foi aprovado pela Assembleia Legislativa por unanimidade.

No texto apresentado à Assembleia, o deputado destaca a ligação estabelecida entre a PUCRS e a comunidade através do Coral. “O Coral congrega pessoas da Universidade e da comunidade, sendo formado por dezenas de vozes e vontades”, escreve. De acordo com Troca, o grupo exemplifica de forma positiva a força da união. “A verdadeira força está no conjunto. Ao somarmos nossos talentos, tanto na comunidade quanto no coral, atingimos os melhores resultados”, completa.

Para o regente Marcio Buzatto, a honraria possui valor inestimável. “Não há registro de nenhum outro grupo de voz que tenha algum reconhecimento parecido no Estado, somos os primeiros”, comemora. Segundo Buzatto, os 38 coristas celebraram a aprovação do Projeto não só como uma vitória para a Universidade, mas também para a arte gaúcha. “Para quem trabalha com música, essas ações são muito importantes, já que o segmento de cultura ainda é muito frágil”, pontua.

Confira as apresentações realizadas pelo Coral em 2018

Vista superior do palco e da plateia. Coristas se apresentam e público assiste.

25 de Janeiro – PUCRS Cultura: Apresentação dos coristas e oficina vocal

1 de Março – Início dos Ensaios do primeiro semestre

28 de Abril – “Festarau” do Coral da PUCRS

18 de Junho – Lançamento da Unati: Flashmob

19 de Junho – Recital de Outono

13 de Julho – Missa da Coração (W. A. Mozart)

17 de Junho – Início dos Ensaios do segundo semestre

14 de Agosto – Confraternização Instituto de Cultura

18 de Agosto – 14º Cantando Herval

24 a 26 de Agosto – Festival Internacional de Coros de Santa Maria

1 de Setembro – Rock Festival

22 de Setembro – Oficina de Máscaras

28 de Setembro – Concerto Binacional: Brasil e Uruguai

29 de Setembro – Recital “Missas de Mozart”

rio iluminado, pesca do lixo, rede marista, centro social marista, cesmar, ilha da pintada, colônia de pescadores Z5, coral da pucrs

Coral da PUCRS. Foto: Camila Cunha

17 de Outubro – Da Capo Coro Gubernamental de Itapúa

27 de Outubro – 53º Festival de Coros do Rio Grande do Sul

7 de Novembro – Festival Vivaldi

9 de Novembro – Feira do Livro: Coral da PUCRS e Nani Medeiros

12 de Novembro – Musica Dei

28 de Novembro – Comemoração aos 130 anos da Cúria Metropolitana de Porto Alegre

29 de Novembro – Rio Iluminado

8 de Dezembro – Confraternização de Fim de Ano

11 de Dezembro – Encontro com a Reitoria

14 de Dezembro – Concerto de Final de Ano: Uma tal Maria

19 de Dezembro – PUCRS Piano e Vozes

Sobre o Coral

Vista do palco. O coral está virado de costas para o público. Todos levantam os braços em comemoração.

Coral da PUCRS. Foto: Bruno Todeschini

Em 1946 surgia, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da PUCRS, o Clube de Línguas Vivas, com a proposta de reunir estudantes que desejassem praticar idiomas estrangeiros. O treino por meio do canto conquistou o grupo, que trabalhava principalmente canções do folclore internacional. Com o crescimento do número de apresentações no Campus e na comunidade externa, o Coral do Clube de Línguas Vivas abriu portas para alunos de outros cursos, adotando o nome de Coral da PUCRS.

Ao longo dos últimos 60 anos, o grupo realizou concertos, óperas, oratórios, cantatas e missas, sob a regência de Ernesto Dewes, Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle, Frederico Gerling Júnior e Marcio Buzatto. Atualmente, o Coral faz parte do Instituto de Cultura, o qual tem o objetivo de ampliar e consolidar o papel cultural da Universidade, nas áreas do cinema, literatura, teatro, música e dança. Os participantes do coral integram a comunidade universitária e externa, atuando de forma voluntária.