Cineasta francês Edouard Beau apresenta filme na Famecos

Atividade inclui bate-papo e divulgação de práticas de filmagem no Curdistão, Iraque, França e Estados Unidos

29/05/2017 - 13h00
Edouard Beau/Divulgação

O fotógrafo e cineasta francês Edouard Beau apresentará seu filme Archéologies et mémoires d’empires, no auditório da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), no prédio 7, dia 31 de maio, às 16h. O filme, que surgiu de uma encomenda do Centre Pompidou, é o mote para um bate-papo com alunos de Comunicação Social e demais áreas interessadas. A conversa será em francês, com tradução consecutiva. Beau irá abordar sua trajetória e as relações com várias mídias, sua visão sobre documentário e práticas de filmagem, que se desenvolvem em diversas regiões, como Iraque, Curdistão, França e Estados Unidos. A atividade é gratuita e voltada a todos estudantes da Universidade.

Sobre o cineasta

Edouard Beau explora o encontro entre fotografia, cinema e criação sonora, interrogando a prática documental. O francês trabalha colocando o homem no centro de suas preocupações, e busca outras narrativas sobre a história contemporânea, provocando emoções e sentimentos. O fotógrafo percorre diferentes territórios para realizar documentários em que faz experimentações com a fotografia, o cinema, a escrita e o som, para criar espaços de imersão, restituição e compartilhamento de histórias coletivas ou individuais, rumo a uma arqueologia do meio e de uma memória coletiva.