Balcão do consumidor retoma atendimentos em março

Serviço gratuito beneficiou 897 pessoas ao longo do ano de 2018

14/12/2018 - 14h00
Mutirão de renegociação de dívidas, Balcão do consumidor, consumidor, direito

Foto: Bruno Todeschini

O Balcão do Consumidor, serviço de atendimento a pessoas com reclamações contra fornecedores, tem as atividades momentaneamente interrompidas, com retorno programado para o dia 15 de março de 2019. O motivo são as férias acadêmicas, pois a inciativa integra a disciplina de Direito do Consumidor, da Escola de Direito da PUCRS, sendo desenvolvida por alunos sob a supervisão de professores. O trabalho resulta de uma parceria entre a Universidade e o Procon RS, que passou a funcionar em 2017. Este ano, de março a dezembro, o serviço atingiu 897 pessoas atendimentos.

A professora e coordenadora do serviço Flávia do Canto Pereira, que também ministra a disciplina de Direito do Consumidor, ressalta que foi surpreendente o número de casos de reclamações, apoiados em dois serviços. “Ficamos surpresos com a quantidade de consumidores que reivindicaram juros abusivos e dívidas bancárias”, afirma.

Em março, os atendimentos passam a ser nas sextas-feiras, das 14h às 16h, na sala 134 (térreo) do prédio 8 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A consultoria é gratuita, a partir da apresentação de documentos como CPF, RG e algo que comprove a relação de consumo, como contratos, notas fiscais ou números de protocolos de atendimento. Qualquer pessoa que resida no Rio Grande do Sul pode usufruir do serviço, sem a necessidade de agendamento.

Mais informações sobre o Balcão do Consumidor podem ser obtidas através do e-mail [email protected]


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