Atividades promovem orientação na prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Iniciativas são conduzidas por Escolas, Centro de Pastoral e Centro de Atenção Psicossocial

10/09/2019 - 17h21

banner_setembro_amareloO Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, teve início em 2015, por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na PUCRS, estão programadas iniciativas promovidas ou apoiadas pelo Centro de Pastoral e Solidariedade, pelo Observatório Juventudes e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAP). Confira abaixo:

Palestra: Professor e estudante, como reconhecer riscos e potencializar vidas

Data / Hora / Local: 13 de setembro, às 8h20min, no Colégio Marista Assunção – Rua Dom Bosco, 103 – Bairro Glória – Porto Alegre. Atividade voltada aos membros do Colégio.

Palestra: Avaliação e riscos de suicídio

Data / Local: Dia 19 de setembro, no Centro Social Marista (Cesmar) – Estrada Antônio Severino, 1493 – Bairro Rubem Berta, Porto Alegre – Atividade voltada aos integrantes da entidade.

Palestra: Os jovens e a dependência tecnológica (inscrições aqui)
No mundo atual, muitas das relações são estabelecidas através das relações digitais e isto tem causado um sério impacto na vida e formação humano-social dos jovens. Como o jovem lida com a dependência tecnológica e quais são os principais impactos desta dependência na vida dos jovens? Evento integra a Semana Acadêmica da Escola de Negócios.

Data / Hora / Local: 23 de setembro, das 9h50min às 11h30min, Sala 405 da Escola de Negócios (Prédio 50 do Campus – Av. Ipiranga, 6.681). Atividade aberta ao público.

Grupo de Estudos: Os/as jovens e a saúde mental nos espaços educativos
Em outubro, terá início a ação promovida pelo Observatório Juventudes. Este grupo tem como público-alvo professores, assessores e estudantes com interesse na temática. As vagas são limitadas e gratuitas. Inscrições e mais informações em: [email protected].