Associação Comercial de Porto Alegre presta homenagem aos 70 anos da PUCRS

22/11/2018 - 14h51
Solimar Amaro Homenagem Associação Comercial

Paulo Afonso Pereira e Solimar Amaro. Foto: Iris Borges

A trajetória na Educação Superior e os 70 anos da PUCRS foram homenageados pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) nesta terça-feira, 20 de novembro, durante o evento Bom Dia Associado. Na oportunidade, o reitor Ir. Evilázio Teixeira foi representado pelo assessor da Reitoria na Área de Relações Institucionais, Solimar Amaro, que recebeu o reconhecimento das mãos do presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira. O evento ocorreu na sede da entidade, no Palácio do Comércio, no Centro da Capital.

No discurso de agradecimento, Amaro destacou o objetivo em comum da PUCRS e da ACPA, de promover o desenvolvimento da cidade, do Estado e do País. Lembrou que o curso que originou a Universidade contemplou exatamente a área de comércio. “A origem da PUCRS remonta a 1931, quando no Colégio Rosário foi criado o curso Superior de Comércio a pedido dos alunos egressos do curso Técnico Comercial, que funcionava naquele educandário. Esse primeiro curso superior deu origem à Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, a primeira do sul do Brasil”, ressaltou. Ao final manifestou a disposição da Instituição em permanecer construindo soluções empreendedoras e inovadoras de forma conjunta.

70 anos da PUCRS

Ao completar 70 anos, em 9 de novembro de 2018, a PUCRS se consolida como uma instituição de ensino e pesquisa, qualificada entre as melhores do País e referência em várias especialidades. A primeira universidade marista no mundo, teve origem em 1927, quando Irmão Afonso (Charles Désiré Joseph Herbaux)), um religioso de espírito empreendedor e visionário, decidiu criar o Instituto Superior de Comércio. Dessa semente, surgiu o Curso Superior de Administração e Finanças, em 1931, que viria a integrar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Com Filosofia, Ciências e Letras, Escola de Serviço Social e Direito, foi conquistada a equiparação de universidade, no ano de 1948. O título de Pontifícia foi outorgado pelo Papa Pio XII em 1950, simbolizando o devotamento à Santa Sé. Acompanhe o histórico e demais atividades comemorativas no hotsite www.pucrs.br/70anos.