Artistas Carina Levitan e Rita Zart participam do projeto Ensaios de Morar

Promovido pelo Instituto de Cultura e pelo Projeto Concha, os poemas musicados são de obras da escritora Ana Martins Marques 

18/06/2020 - 12h29
cultura, Rita Zart, ensaios de morar

Reprodução de vídeo

Nesta semana, o projeto Ensaios de Morar, promovido pelo Instituto de Cultura da PUCRS e pelo Projeto Concha, apresenta as criações em música e vídeo de poemas de Ana Martins Marques concebidas pelas artistas Carina Levitan e Rita Zart. Publicados respectivamente nos dias 16 e 18 de junho pelos canais dos realizadores do projeto, os vídeos dão continuidade à série de publicações semanais que ocorre até o dia 9 de julho.   

Com seis publicações já realizadaso projeto utiliza-se de música, poesia e vídeo para explorar as novas relações entre indivíduo e casa. No dia 16 de junho, o vídeo lançado é o da artista Carina Levitan, musicista e artista plástica. Graduada em SoundArts & Design pela Universityof The Arts London, trabalha com trilhas e desenhos de som para audiovisual, performances e instalações. Em 2019, foi residente do Projeto Concha/Natura Musical, participou da mostra coletiva Demonstração por Absurdo, no Instituto Tomie Ohtake, eintegrou o projeto Unimusica, da UFRGS.No dia 18 de junho, o vídeo é de Rita Zartdiretora musical, locutora, cantora e compositora, que faz parte do Coletivo Sonoro Gogó. Em 2019, lançou seu primeiro EP e também foi uma das compositoras residentes do Projeto Concha/Natura Musical.

Os poemas dessa semana são dos livrosA vida submarina Das Artes das ArmadilhasConfira:

Em A Vida Submarina (Editora Scriptum)
Por Carina Levitan  

A água escoa nos canos como o tempo escoa em teu  
corpo  
De ampulheta  
A casa vive na circulação secreta dos canos 
A eletricidade pensa a casa por dentro.  

 

Em Da Arte das Armadilhas(Editora Companhia das Letras)
Por Rita Zart 

Sem lembrança  
de liquens  
ou memória 
do mar  
de pé  
sozinha  
no banheiro  
do apartamento  
sem pretexto  
para o pranto  
– No more tears  
rosnam os rótulos  
da Johnson & Johnson -  
lavo eu mesma  
meus cabelos 
curtos  
que um dia  
você lavou  
numa bacia  
enquanto  
pelo basculante  
baço  
como ela mesma  
a amassada  
lua  
Brilha 

 

Ao final da publicação dos 14 poemas audiovisuais, no início de julho, ocorre o lançamento de um site desenvolvido especialmente para o projeto, com artes criadas por Clara Trevisan. A plataforma vai reunir os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site vem da intenção de montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas.

As artistas participantes do Ensaio de Morar:


Leia Mais Veja todas