Aplicativo permite vigiar os gastos dos deputados federais

Meu Deputado foi desenvolvido no programa BEPiD

Por: Liana Rigon / Tecnopuc

11/07/2016 - 14h52
Aplicativo Meu Deputado

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A lei da transparência mudou a relação da população com os políticos. A partir de sua regulamentação, todas as notas fiscais referentes aos gastos com dinheiro público ficaram disponíveis a todos. Mas o acesso a esses dados pode ser um pouco complicado. Então, os alunos do Brazilian Education Program for iOS Development (BEPiD), programa para capacitação em tecnologias iOS oferecido pela PUCRS, através da Faculdade de Informática, e pelo Instituto Eldorado, desenvolveram o aplicativo Meu Deputado.

O app, que está disponível na App Store, mostra os gastos dos deputados federais mensalmente. Nele, é possível identificar onde foi investida a verba destinada aos políticos, como divulgação, combustível, passagens áreas, hospedagem, entre outros. “A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações”, afirma Claudio da Silva Dias Junior, um dos desenvolvedores. Os integrantes do grupo que ajudou a elaborar e executar o projeto são Anderson Kloss (Ciência da Computação – PUCRS), Claudio da Silva Dias Junior (Ciência da Computação – PUCRS), Felipe Vielitz (Jogos Digitais – Unisinos), Gianfranco Meneguz (Sistemas para Internet – IFRS), e Kévin Cardoso de Sá (Jogos Digitais – Unisinos).

A ideia surgiu após os alunos serem incitados a desenvolver um aplicativo que compreendesse uma problemática da sociedade. A política, então, foi o caminho escolhido. O app permite que o usuário acesse as notas fiscais referentes aos seus gastos. Uma das opções é enviar um e-mail – já existe um texto base pronto – questionando sobre o destino dos recursos públicos. Segundo Junior, informação é o que o povo brasileiro precisa para mudar o País.