Alunos aprendem com a aplicação de vacinas na Farmácia Universitária

Numa parceria com a Panvel, os serviços para prevenção de diferentes doenças

23/11/2018 - 14h54
escola de ciências da saúde, farmácia universitária, panvel

A farmácia fica localizada no Prédio 12
Foto: Camila Cunha

Os alunos do curso de Farmácia estão adquirindo conhecimento por meio dos acompanhamentos da aplicação de um novo serviço de imunização na Farmácia Universitária da PUCRS, uma parceria com a rede Panvel. Situada no Prédio 12, a farmácia está realizando a prevenção de diferentes doenças para o público em geral. Entre as vacinas disponíveis estão HPV, Febre Amarela, Herpes Zoster, Pneumonia, Febre Tifoide, Rotavirus, Hepatites (A, B e AB) e Meningites (B, C, ACWY).

De acordo com a coordenadora da Farmácia Universitária, Temis Corte, os estudantes estão exercitando os cuidados com a farmacovigilância – ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. “No próximo semestre, os estudantes irão aplicar o que aprenderam nessa atividade na disciplina de Atenção Farmacêutica e Farmácia Clinica”, enfatiza.

As vacinas são aplicadas nas salas do Panvel Clinic, programa da rede que tem por objetivo mudar o papel da farmácia na cadeia de saúde, passando a ser provedora de serviços de atendimento farmacêutico a fim de auxiliar na eficácia dos tratamentos médicos bem como um agente de prevenção.

Para oferecer o serviço de aplicação, a farmácia foi adequada aos vários requisitos técnicos exigidos pelos órgãos de vigilância. Todos os farmacêuticos que fazem o atendimento já realizaram curso de capacitação com 40 horas de treinamento.

Horários de atendimento

A Farmácia Universitária funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h, e aos sábados das 8h às 13h. Não abre em domingos e feriados.

Sobre a Farmácia Universitária

Numa parceria entre a Universidade e a rede Panvel, a Farmácia Universitária da PUCRS conta com ambientes de estudo e experimentação para os alunos do curso de Farmácia da Escola de Ciências da Saúde. Além da drogaria, o local possui um laboratório de manipulação e dos consultórios.

Um dos destaques é sala espelhada, utilizada para simular atendimentos ao público. Essa tecnologia permite ao professor acompanhar, analisar e intervir no desempenho do aluno, ao mesmo tempo em que dá autonomia ao estudante para exercitar as práticas laborais.