Graduação em Psicologia da PUCRS completa 70 anos

Pioneirismo e excelência marcam a trajetória do curso que é o primeiro do Sul do País e segundo do Brasil

30/06/2023 - 17h06

Curso de Psicologia da PUCRS completa 70 anos de tradição/ Foto: Diego Furtado

Em junho de 2023 o curso de graduação em Psicologia da PUCRS chega aos 70 anos. Muitos dos profissionais que atuam hoje em todo o País e mundo afora passaram pelo curso da Escola de Ciências da Saúde e da Vida que hoje tem mais de mil e quinhentos estudantes desenvolvendo habilidades para atuar como psicólogos/as.  

O curso da PUCRS, primeiro da Região Sul e segundo a ser criado no Brasil, oferece uma formação completa para quem deseja compreender a subjetividade humana em sua complexidade de modo reflexivo e crítico. Fundado em 30 de junho de 1953, inicialmente estava vinculado à então Faculdade de Filosofia, localizada no Colégio Marista Rosário, mas com o desenvolvimento da área no País e com a regulamentação da profissão, foi se adequando às regulamentações e normativas vigentes. O curso de Psicologia da PUCRS sempre primou pela consonância com as diretrizes para a formação de psicólogos. A regulamentação da profissão no Brasil ocorreu apenas em 27 de agosto de 1962, e o reconhecimento oficial em outubro de 1965. 

Leia mais: Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS inaugura novo espaço 

A professora Andrea Bandeira, decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, destaca que a trajetória de pioneirismo e dedicação de um corpo técnico zeloso e ativo é motivo de orgulho e comemoração para a PUCRS.

“É com muita alegria que celebramos os 70 anos do curso de Psicologia.  Neste momento, revive-se muitos fatos que trouxeram o curso até aqui e o consolidaram ao longo destes anos como um curso de excelência e de destaque. A trajetória de pioneirismo de um curso fundado antes mesmo da regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil demonstra isso. Essa história foi e segue sendo construída diariamente a muitas mãos, com gestores, docentes, estudantes, egressos, técnicos administrativos, supervisores, parceiros de distintos cenários de prática, que se comprometem com uma formação integral, de qualidade e atenta as necessidades da sociedade”, celebra.  

Pioneirismo e excelência à serviço da formação de novos profissionais  

Currículo em constante atualização promove formação integral e completa. / Foto: Divulgação PUCRS

O currículo, que está em constante atualização, é baseado nos aspectos teóricos, científicos, epistemológicos, culturais e contextuais que orientam a Psicologia, sempre orientado para as demandas da sociedade brasileira. Ao longo do curso, os/as estudantes vivenciam atividades práticas, tendo contato com diferentes abordagens teóricas e campos de atuação da Psicologia. E, ao final das suas formações, podem contar com competências voltadas para as variadas  práticas profissionais da área.  

Segundo a coordenadora, professora Tatiane Baierle, a Psicologia da PUCRS oportuniza interface com a arte, com o campo da saúde, com o campo das organizações, com instituições educativas, com o esporte e com a justiça. “São diferentes frentes de trabalho que possibilitam ao estudante que se insira na comunidade – inicialmente de forma mais teórica e futuramente de forma mais prática”, ressalta.  

Saiba mais: Curso de Psicologia foca em desenvolvimento de competências e empreendedorismo social 

Com o objetivo principal de formar psicólogos/as generalistas, teórica e tecnicamente embasados/as, para atuar em diferentes cenários socioculturais e profissionais, o curso oferece um serviço-escola em Psicologia com diferentes áreas de atuação e com 49 anos de experiência. Durante quase meio século de atuação, o SAPP consolidou a sua relevância tanto para os/as estudantes como para o público atendido diariamente. Somente em 2022, foram realizados 4.070 atendimentos e, neste ano, de janeiro até maio, o espaço já soma mais de 2.500. Atualmente, o serviço de acolhimento é responsabilidade de 11 psicólogos/as supervisores/as e 90 estagiários/as.   

Com o objetivo de formar profissionais capazes de compreender os sujeitos e seus processos de subjetivação de forma integral, os acadêmicos de Psicologia da PUCRS possuem mais de 200 locais para realizar suas práticas de estágio nas mais diferentes áreas, como empresas, escolas, clubes esportivos, tribunais, entre outros. Empenhados/as no desenvolvimento profissional, na atuação ética, na transformação social e na promoção da saúde, o curso também desenvolve suas atividades profissionalizantes no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (US Vila Fátima). 

A professora Tatiana Baierle destaca a excelência dos professores e supervisores que atuam na formação dos futuros psicólogos na PUCRS. “São um corpo técnico que busca a consolidação da ciência e da profissão no País, com base na perspectiva ética e no respeito aos direitos humanos.”  

Leia também: PUCRS conquista melhor média na Avaliação da CAPES entre instituições com mais de 10 PPGS 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida é o segundo melhor curso de graduação em Psicologia do Brasil e o primeiro do Rio Grande do Sul.  

ESTUDE PSICOLOGIA NA PUCRS

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas