Aluna da ECSV é selecionada para atuar como monitora de pesquisa durante a 17a Conferência Nacional de Saúde

Estudante de 21 anos participará da Conferência Nacional de Saúde, em julho.

Por: ECSV

30/06/2023 - 14h33

Ana Carolina, 21 anos, participa agora da célebre instância colegiada, deliberativa e permanente do SUS e que faz parte da estrutura organizacional do Ministério da Saúde

Ana Carolina Trajano, graduanda do oitavo semestre do Curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da PUCRS e bolsista do Programa Universidade para Todos (PROUNI), é a nova integrante da pesquisa “Saúde e democracia: estudos integrados sobre participação social”. A pesquisa se tornou o primeiro projeto submetido à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).  A conquista é um destaque na vida acadêmica da futura psicóloga. Agora, ela é oficialmente uma monitora-pesquisadora das políticas públicas de Saúde em todas as suas diferentes áreas e administrações.

Com apenas 21 anos, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a
Saúde – (Pet-Saúde/Gestão e Assistência) e estagiária da Secretaria Estadual da Saúde do RS, Ana Carolina participa agora da célebre instância colegiada, deliberativa e permanente do SUS e que faz parte da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. O CNS existe há quase nove décadas acompanhando, fiscalizando e monitorando as políticas públicas de saúde, levando as solicitações da população ao poder público, realizando conferências e fóruns de participação social. O conselho tem papel fundamental na aprovação do orçamento da Saúde e no acompanhamento da sua execução, garantindo que todo o cidadão brasileiro tenha o direito gratuito à saúde integral de qualidade.

Segundo a estudante, o seu ingresso na pesquisa teve início ainda em abril, durante a abertura do edital para o processo seletivo para a décima sétima edição da Conferência Nacional de Saúde. “Era  necessário ser estudante de graduação ou pós-graduação, fazer uma carta motivacional apontando os motivos de querer participar da pesquisa e do evento, bem como a própria opinião sobre o Sistema Único de Saúde [SUS], o posicionamento sobre controle social e uma descrição das experiências. Com isso, foi avaliado e, em maio, fui selecionada entre os cem de 400 inscritos”, conta Ana Carolina.

A primeira ação de Ana Carolina é participar entre 2 e 5 de julho da conferência. E, para ir de Porto Alegre, onde mora, a Brasília (DF), local do evento, teve que contar com o auxílio de conhecidos, que deram a ela a ideia de fazer uma “vaquinha” para cobrir viagem aérea e hospedagem – o CNJ disponibiliza apenas a alimentação para seus monitores. “Em uma semana, consegui o incentivo necessário para custear o meu voo e minha hospedagem”, revela a estudante.

Com a viagem garantida, a estudante conta que participou durante o mês de junho de um curso online promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre os assuntos a serem abordados na conferência, sobre a história do SUS e da Saúde Pública. “A expectativa é bastante positiva. Estou bem empolgada, animada, bastante ansiosa, principalmente pelas trocas com pessoas que são de outras profissões, de outros Estados e vivências diferentes”, comenta a universitária.

A graduanda projeta alcançar conquistas maiores na viagem, como participar de publicações em parceria com a Editora Rede Unida. “Porque essa pesquisa já foi feita na 16ª Conferência   e tem material e livro publicado. Então, quem sabe, poder participar desta parte escrita que será publicada nesta edição”, almeja.

PROUNI

Com bolsa integral pelo PROUNI que a possibilita de fazer seu bacharelado, a jovem valoriza muito a iniciativa governamental. “Enxergo como uma forma de ocupar espaços que possivelmente não ocuparia, se não fosse através deste programa”, afirma.

“Espero que possamos continuar fomentando e incentivando os jovens, para que participem destes espaços e tenham estas experiências de educação. Que possam alcançar o Ensino Superior, porque é algo que constitui nossa identidade também”, revela a futura profissional.

Ana Carolina espera que a Psicologia ganhe ainda mais espaços de atuação, seja na Educação ou na Saúde. “Sou apaixonada pela Psicologia e pela saúde mental, bem como pela saúde integral e multiprofissional, que tem saberes de outros campos. Então, esta interface com saúde coletiva faz muito sentido. Eu gosto e me identifico”, avalia.

O caminho que vem sendo trilhado pela estudante é motivo de destaque na Universidade. “Me enche de orgulho ser professora de uma estudante tão dedicada e apaixonada por aprender, pela Psicologia e pela saúde pública”, elogia a professora Roberta Fin Motta, do curso de Psicologia da ECSV e coordenadora do Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS (SAPP). “A Ana participou das três etapas da conferência de saúde, em nível municipal, estadual e, nesse momento, estará participando da Conferência Nacional de Saúde em Brasília. Uma experiência única em prol do Sistema Único de Saúde e das políticas públicas.”