Egresso da PUCRS assume como professor e diretor clínico da Universidade de Harvard

André Weissheimer concluiu seu mestrado e doutorado em Odontologia na PUCRS e hoje atua na instituição norte-americana

03/07/2023 - 16h42

Mestre e Doutor em Odontologia pela PUCRS, André Weissheimer assume como professor e diretor clínico na Escola de Odontologia de Harvard/ Foto: Arquivo pessoal

Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, André Weissheimer assumiu recentemente como professor e diretor clínico do Programa de Ortodontia da Escola de Odontologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Weissheimer concluiu seu mestrado em 2008 e doutorado em 2013, na área de Ortodontia, sob orientação da professora Luciane Macedo de Menezes. 

O doutorado sanduíche, a partir de uma parceria já estabelecida pela sua orientadora da PUCRS com a University of Southern California (USC), em Los Angeles, foi um marco fundamental para seu futuro. Em 2015, as inovações resultantes desta parceria iniciada receberam investimentos privados para desenvolvimento de um aparelho ortodôntico revolucionário.  

“Por consequência, decidi mudar para os Estados Unidos e contribuir para o desenvolvimento de uma empresa de tecnologia e inovação em Ortodontia chamada InBrace, localizada em Irvine, California. Desde 2015, a empresa já recebeu 250 milhões de dólares em investimentos do Vale do Silício para seu desenvolvimento tecnológico”, conta Weissheimer.  

A decisão de estabelecer residência permanente nos Estados Unidos foi acompanhada pelo sonho ser um Ortodontista reconhecido, diplomado pelo American Board of Orthodontics e membro da prestigiada Edward H. Angle Society of Orthodontics. “Com o apoio da minha esposa, Diandra Luz, também Cirurgiã-Dentista formada pela PUCRS, conclui a residência em Ortodontia na USC neste ano. Foram três anos de muita dedicação, aprendizado e sacrifícios”, adiciona.  

Leia mais: Graduação em Odontologia da PUCRS completa 70 anos

Weissheimer iniciou sua formação em Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também concluiu seu curso de Especialização em Ortodontia em 2006. Posteriormente realizou seu mestrado e doutorado na PUCRS e este ano concluiu a residência em Ortodontia na USC. O profissional tem experiência significativa em tratamento ortodôntico estético (ortodontia lingual), ortodontia digital, CAD/CAM, tomografia computadorizada de feixe cônico e aparelhos fixos personalizados, com mais de 40 publicações, capítulos de livros e patentes em seu nome. O pesquisador foi destaque na capa de duas das principais revistas clínicas ortodônticas cinco vezes. Muitas destas publicações e patentes foram realizadas durante suas atividades na PUCRS. 

Nas redes sociais, Weissheimer comemorou a importante posição alcançada.  

“Sou imensamente grato pelas oportunidades e experiências que tive. Com humildade e gratidão, embarco neste novo capítulo em Harvard, sabendo que tenho uma dívida de gratidão com meus ex-colegas e mentores da PUCRS e da UFSC, que me moldaram no profissional que sou hoje. Juntos, vamos continuar a buscar a excelência e moldar o futuro da nossa profissão”, celebrou. 

Destaque acadêmico 

Conquista de Wessheimer é comemorada por seus ex-mentores: “Sempre se destacou pela determinação”/ Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Weissheimer, o PPG em Odontologia da PUCRS foi importante para a oportunidade nos Estados Unidos por dois motivos. “O primeiro foi a possibilidade de realizar parte da pesquisa de doutorado em uma prestigiada universidade americana, permitindo a interação com novas tecnologias e o estabelecimento de um networking internacional. O segundo, e mais importante, foi a experiência de ser orientado por mentores extraordinários: professores Luciane Macedo de Menezes, Susana Maria Deon Rizzatto e Rogerio Belle de Oliveira, aos quais aproveito para expressar minha profunda admiração e gratidão”. 

A importante posição conquistada pelo egresso também foi comemorada pelo coordenador do PPG em Odontologia Maximiliano Schunke Gomes.  

“Sua atuação em uma instituição de alto impacto científico no cenário mundial projeta também o nome da PUCRS, e reflete um perfil de trajetória acadêmica que sempre esteve em sintonia com a inovação e a indústria. Esta notícia representa uma conquista singular, que espelha o alcance formativo internacional de nosso Programa”, comenta.

Saiba mais: Preciso saber falar outro idioma para ingressar no mestrado ou doutorado?

Para a professora Luciane Macedo de Menezes, orientadora de Weissheimer durante seu mestrado e doutorado na PUCRS, o sucesso atingido não foi surpresa. “O André sempre se destacou pela determinação e busca da excelência. Estamos muito felizes com as vitórias de nossos egressos que, em diferentes níveis e áreas de atuação, estão conseguindo mostrar o valor do conhecimento adquirido através de um trabalho sério e consistente”.  

Formação sólida e objetivos claros 

Questionado sobre qual seria seu conselho para quem está iniciando a carreira em Odontologia, Weissheimer destacou a importância de buscar bons mentores e ter objetivos claros de médio e longo prazo. “A clássica pergunta ‘Quem eu quero ser em cinco anos?’ é um guia não apenas para selecionar no que se focar, mas principalmente para saber ao que renunciar. O cuidado e a atenção ao paciente vêm sempre em primeiro lugar, com tratamentos realizados de forma integrada baseados na ciência e na busca pela excelência”, comenta.  

O docente completa que, em um mundo onde o modismo e o imediatismo parecem predominar, é fundamental buscar uma formação sólida e dominar os conceitos básicos.  

“O aprimoramento de técnicas é um processo que demanda tempo e a excelência vem da dedicação e da paciência. ‘Mastery is not a destination, but a lifelong journey of growth and self-improvement’ (Maestria não é um destino, mas uma jornada vitalícia de crescimento e autoaprimoramento)”, finaliza. 

Leia também: Mestrado e doutorado: no projeto de pesquisa, conte o que você pretende estudar

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas