Enade 2021: Escola de Ciências da Saúde e da Vida divulga nomes de selecionados para Bolsa Mérito

Por: ECSV

01/12/2022 - 10h01

Enade 2021 é obrigatório para estudantes concluintes poderem receber o diplomaForam divulgados nesta quinta-feira (01), pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, os nomes dos estudantes selecionados para a Bolsa Mérito Enade 2021 nos Cursos de Educação Física e Ciências Biológicas.

A PUCRS contempla os/as alunos/as da Universidade que obtiveram os melhores resultados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2021 com uma Bolsa Mérito em cursos de Pós-graduação Lato Sensu que sejam oferecidos pela Universidade.

Os estudantes que obtiveram nota final igual ou superior o percentil 75.0 (P75), conforme os resultados relacionados aos estudantes do Brasil, descritos no Boletim de Desempenho do Estudante Brasil, são candidatos para concorrerem às bolsas integrais.

Confira abaixo a lista dos estudantes selecionados da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.

• Educação Física:

Caren Cecília Baldo

Natalia da Cunha Dutra

Roberth Raphaelli da Silva

Luciane da Costa Santos

• Ciências Biológicas:

Mariana Guterres Prado

Alex Otesbelgue

Gabriele Zenato Lazzari

Guilherme de Souza Redecker

Os estudantes deverão entregar os documentos abaixo até 05/12/2022, na Secretaria do curso.

Formulário de Solicitação de Concessão de Bolsa Mérito ENADE

Resolução nº 016/2021 – rubricada pelo estudante em todas as páginas

Excelência no Conceito Enade 2021

Dos 21 cursos de graduação da PUCRS participantes da edição 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 86% alcançaram conceitos Enade entre 4 e 5. A divulgação do resultado foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta semana. Obtiveram a nota máxima as licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras – Língua Portuguesa e Ciências Sociais. Outros 15 cursos da Universidade alcançaram o conceito nota 4 na avaliação.

Realizada anualmente, a avaliação é um dos principais indicadores de qualidade do Ensino Superior. As notas do conceito Enade vão de 1 a 5 para expressar o desempenho médio dos estudantes em relação ao aprendizado dos conteúdos programáticos específicos dos cursos avaliados.

De acordo com o Diretor de Graduação da PUCRS, Denizar Melo, o resultado demonstra a qualidade do ensino promovido pela Universidade. “Tivemos um desempenho significativo, com a grande maioria dos cursos avaliados conquistando os melhores conceitos. É o reflexo do trabalho contínuo realizado dentro de sala de aula por coordenadores/as, professores/as e estudantes! Seguiremos atuando junto às Escolas e aos cursos de graduação para consolidarmos cada vez mais todos os avanços obtidos”, destaca.

A cada ano, a prova avalia diferentes áreas, sendo obrigatória para a conclusão da graduação. Em 2021, foram avaliadas as áreas de Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Design, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Filosofia (Licenciatura e Bacharelado), Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), História (Licenciatura e Bacharelado), Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Matemática (Licenciatura), Pedagogia, Química (Licenciatura) e Sistemas de Informação.

Cursos com nota máxima (5):

• Ciências Biológicas (Licenciatura)
  • Ciências Sociais (Licenciatura)
  • Letras – Língua Portuguesa (Licenciatura)

Cursos com conceito 4:

• Ciência da Computação (Bacharelado)
  • Ciências Biológicas (Bacharelado)
  • Ciências Sociais (Bacharelado)
  • Design (Bacharelado)
  • Educação Física (Bacharelado)
  • Educação Física (Licenciatura)
  • Filosofia (Licenciatura)