PUCRS abre inscrições para bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Por: ECSV

29/09/2022 - 17h24

A PUCRS está com inscrições abertas para dois importantes programas de incentivo à docência. Trata-se do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa de Residência Pedagógica. Ambos têm edital aberto até o dia 07 de outubro.

O primeiro visa proporcionar uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica para alunos/as de cursos de licenciatura que estão na primeira metade da formação (com menos de 60% da carga horária do curso concluída).

Podem participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência estudantes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia. Interessados/as devem realizar a inscrição até o dia 7 de outubro, de forma presencial na secretaria da Escola de Humanidades da PUCRS, sala 119, térreo do prédio 9, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Confira o edital completo.

Entre os objetivos está o incentivo à formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores/as de licenciatura.

Já o Programa Residência Pedagógica (PRP) tem o objetivo de oferecer uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica para alunos/as de cursos de licenciatura que estão na segunda metade da formação (que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam a partir do 5º semestre).

Entre os objetivos do programa está a inserção dos universitários, na condição de residentes, nas escolas da rede pública de Porto Alegre, a valorização das experiências dos professores da educação básica através da preparação dos contemplados para a sua futura atuação profissional.

Podem participar estudantes dos cursos de licenciatura em História, Letras – Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia. Interessados/as devem realizar a inscrição até o dia 7 de outubro, de forma presencial nas secretarias da Escola de Humanidades ou da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, nos prédios 9 e 81, respectivamente, de acordo com o curso. Acesse o edital completo.

Mais informações podem ser encontradas nos links http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibidhttp://www.capes.gov.br/educacao-basica/capes.