Pesquisador da PUCRS atua como editor em revista internacional líder no campo da fisiologia

Professor Rafael Baptista desenvolveu tópico de pesquisa na Frontiers in Physiology

02/09/2022 - 14h06

Foto: Jonathan Heckler

O professor e pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Rafael Reimann Baptista foi convidado para organizar e ser editor associado na revista Frontiers In Physiology, da Suíça. Na oportunidade, o docente foi responsável por organizar um Tópico de Pesquisa que apresentou 16 pesquisas de 96 cientistas do mundo todo, nas áreas de áreas de biomecânica, exercício e outras intervenções em idosos – tanto saudáveis quanto aqueles com alguma patologia (câncer, cardiopatias, doenças imunológicas, problemas neurológicos).

O professor Baptista atua no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica onde desenvolve pesquisas reconhecidas internacionalmente nas áreas de exercício físico, fisiologia e saúde do idoso. Com o convite, assumiu o papel de convidar cientistas da Itália e da Austrália para integrar uma banca responsável por selecionar os 16 artigos finais que integraram o Tópico de Pesquisa.  A edição buscou apresentar estudos que apresentaram importantes evidências clínicas da eficácia de diferentes intervenções no envelhecimento.

De acordo com o docente, a importância deste tema de pesquisa se deve ao fato de que no envelhecimento humano ocorrem alterações fisiológicas e biomecânicas que podem estar relacionadas a prejuízos na saúde física e déficits no controle motor dos idosos. Baptista explica que alterações no sistema nervoso, unidade músculo-tendínea e função articular e óssea podem afetar a postura e o movimento em idosos, iniciando com comprometimento funcional leve e progredindo para repouso no leito.

“Devido ao aumento da expectativa de vida, há uma preocupação mundial e necessidade de desenvolver estratégias para prevenir o comprometimento físico em idosos, promovendo qualidade de vida. Estratégias de tratamento não farmacológico, como o exercício físico, têm sido destacadas em diversos estudos”, finaliza o professor.

Sobre a Frontiers in Physiology

Frontiers in Physiology é uma revista líder em seu campo, publicando pesquisas rigorosamente revisadas por pares sobre a fisiologia dos sistemas vivos, dos domínios subcelular e molecular ao organismo intacto e sua interação com o meio ambiente. Atualmente, a revista multidisciplinar de acesso aberto está na vanguarda da disseminação e comunicação de conhecimento científico e descobertas impactantes para pesquisadores, acadêmicos, clínicos e o público em todo o mundo.

Sua missão é fornecer uma plataforma única para publicar as pesquisas mais destacadas em todas as subespecialidades abrangidas pela fisiologia e criar uma comunidade mundial de indivíduos com ideias semelhantes, a fim de facilitar a troca de ideias e promover interações entre os investigadores de todas as especialidades. Os Tópicos de Pesquisa da Frontiers são particularmente adequados para cumprir esta missão.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas