Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS completa 50 anos

Trajetória do programa é marcada por iniciativas de pesquisa e parcerias internacionais

Por: PUCRS Internacional

19/12/2022 - 09h52

Em maio de 2022, o Programa de Pós-graduação (PPG) em Psicologia da PUCRS comemorou seus 50 anos, com uma trajetória marcada pela formação de 845 mestrandos/as e 237 doutorandos/as, que atuam com importantes contribuições sociais por meio da ciência e técnicas psicológicas. Dentre os destaques do ano, o programa alcançou conceito máximo nota 7 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhecendo a excelência do programa e seu corpo docente qualificado com grande impacto científico.

Dentre os 101 Programas de Pós-graduação em Psicologia do Brasil avaliados pela Capes, o PPG em Psicologia da PUCRS ficou entre os quatro melhores do Brasil que alcançaram o conceito máximo.  A nota 7 reflete o nível de maturidade e excelência que o programa alcançou ao longo dos seus 50 anos, com destaque para a qualidade das publicações científicas e o alto nível de internacionalização do programa.  Além disso, destaca-se a qualidade do planejamento estratégico do programa e o do relatório Sucupira, elaborado pela atual coordenadora do programa, professora Manoela Ziebell de Oliveira, decisivos para a conquista da nota 7 pelo programa.

Desde o início da criação do Prêmio CAPES de Teses (2005), o PPG em Psicologia da PUCRS já obteve quatro teses premiadas.  Neste ano, Priscila Lawrenz teve sua tese premiada no Prêmio CAPES de Tese A tese premiada e intitulada Prevenção Contra Maus-Tratos na Infância: Crenças Sobre Punições Físicas, Avaliação de Intervenção para Pais e de Treinamento para Psicólogos(as) e Assistentes Sociais foi orientada pela professora Luisa Fernanda Habigzang. Em 2020, Marianne Farina foi premiada com a tese intitulada Cognição e reserva cognitiva em idosos: um estudo longitudinal, orientada pela professora Tatiana Quarti Irigaray.

Em 2018, Raquel de Melo Boff teve a sua tese premiada Efeito de uma intervenção interdisciplinar baseada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento em adolescentes com sobrepeso ou obesidade, sob orientação da professora Margareth da Silva Oliveira. Rodrigo Grassi Oliveira, que atualmente atua como pesquisador da Escola de Medicina da PUCRS, teve sua tese premiada Traumatologia Desenvolvimental: O Impacto da Negligência na Infância na Memória de Adultos, orientado pela professora Lilian Stein.

Linhas de Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Foto: Bruno Todeschini

Conforme a coordenadora do PPG em Psicologia e pesquisadora Manoela Ziebell de Oliveira, o programa está em processo de transição de áreas para linhas de pesquisa, visando proporcionar maior flexibilidade na formação, além de atender ao novo planejamento estratégico da universidade, contemplando um perfil discente e docente cada vez mais diverso e preocupado em fornecer respostas para questões sociais atuais. Assim, o programa deixará de ter três áreas de concentração e passará a ser constituído por quatro linhas de pesquisa.

Na linha de pesquisa em Avaliação e Intervenções psicológicas em saúde mental são concentrados estudos relacionados a desfechos em saúde mental a partir de diferentes teorias e métodos em Psicologia Clínica. Na área de Processos Psicossociais: práticas e contextos, estão os projetos sobre fenômenos psicossociais e processos de vulnerabilização em diferentes contextos, tais como educação, saúde pública, trabalho, política e justiça.

As pesquisas que integram a linha de Cognição, Cérebro e Comportamento abordam e investigam processos neurocognitivos e psicobiológicos e a relação desses com comportamento, desenvolvimento, aprendizagem e saúde mental. Já os estudos científicos da linha de pesquisa em Bem-estar, saúde e qualidade de vida se caracterizam pela abordagem interdisciplinar sobre a relação entre a saúde mental e o estilo de vida, entendido como o conjunto de comportamentos relacionados à alimentação, atividade física, sono, espiritualidade, bem-estar financeiro, bem-estar ocupacional e relações sociais.

Protagonismo internacional em 2022

Em 50 anos de existência, o PPG em Psicologia mantém convênios e parcerias com outros programas internacionais de excelência em Psicologia e áreas afins. Como exemplo mais recentemente, o professor Christian Haag Kristensen foi eleito para ingressar o Conselho de Diretores (Board of Directors) da International Society for Traumatic Stress Studies.

Através de parcerias bem estabelecidas entre o PPG em Psicologia e universidades internacionais, docentes e discentes puderam realizar atividades de pesquisa, em 2022, através do Programa CAPES PrInt da PUCRS. A professora Tatiana Quarti Irigaray atuou na Universidade Católica de Valência San Vicente Martir (UCV), na Espanha, em 2019 e 2021. Entre dezembro de 2019 a março de 2020, a professora Irani Iracema de Lima Argimon realizou um doutorado sanduíche na UCV, na Espanha. A professora Ana Maria Pandolfi Feoli realizou uma missão de trabalho na Sapienza University of Rome, na Itália em 2022.

O docente Angelo Brandelli Costa esteve na Universitat Duisburg-Essen, na Alemanha. Em dezembro de 2022, as professoras Tatiana Quarti Irigaray e Irani Iracema de Lima Argimon irão realizar uma missão de trabalho na Sapienza University of Rome, na Itália. Além disso, a aluna Juanita Hincapié Pinzón pode realizar seu doutorado-sanduíche na Universidad Católica de Valencia San Vicente MártirEspanha. Juanita é a primeira aluna do PPG em Psicologia da PUCRS que obteve cotutela, o que permitirá a aluna obter título de doutor em ambas as instituições (PUCRS e UCV).

Em janeiro de 2022, também aconteceu um Debate sobre Psiquiatria Translacional com pesquisadores convidados da Aarhus University, da Dinamarca, Gregers Wegener e Samia Joca. Os participantes debateram o tema com os professores da PUCRS Rodrigo Grassi e Thiago Viola, com a participação de alunos internacionais de forma síncrona remota e estudantes da PUCRS presencialmente. Confira a cobertura aqui.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas