História da PUCRS mostra o legado para a educação e os desafios do futuro

Empreendedorismo marista deu origem à Universidade, inspirada na obra de São Marcelino Champagnat

09/11/2018 - 08h31
monumento/chafariz da pucrs Foto: Camila Cunha

Foto: Camila Cunha

Foi uma trajetória meteórica. Da chegada dos primeiros irmãos maristas vindos da Europa para o interior do Rio Grande do Sul, em 1900, à criação da Universidade, em 1948, em Porto Alegre, a obra educacional criada por São Marcelino Champagnat na França consolidou-se no Sul do Brasil. Em 1950, a instituição que teve seu embrião no Curso Superior de Administração e Finanças conquistaria o título de Pontifícia, sendo a primeira de ensino superior do Instituto Marista no mundo.

O espírito empreendedor de um religioso como o Ir. Afonso, o fundador da PUCRS, aliada à visão de futuro e à determinação de homens como Ir. Faustino João e os reitores Ir. José Otão, Ir. Norberto Rauch, Ir. Joaquim Clotet e o atual Ir. Evilázio Teixeira, com o apoio de todos os seus colaboradores, foram fundamentais para a Universidade crescer e alcançar o nível de excelência e reconhecimento em ensino, pesquisa e inovação que tem nos dias de hoje.

Acompanhe, nos links abaixo, a trajetória dos principais momentos e realizações da Instituição nessas sete décadas nas reportagens especiais publicadas na Revista PUCRS ao longo de 2018.

INOVADORA HÁ 70 ANOS

As sete décadas da Universidade, comemoradas em novembro, são resgatadas na primeira de uma série de reportagens

TEMPO DE EXPANSÃO

Década de 1950 é marcada pela conquista do título de pontifícia e o início da construção dos prédios do novo Campus