PUCRS abre inscrições do Vestibular com dois novos cursos de graduação

Universidade adaptou formato para seleção de candidatos em decorrência da pandemia e abrirá turmas nos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Relações Internacionais

27/10/2020 - 08h30

PUCRS abre inscrições do Vestibular com dois novos cursos de graduaçãoEstão abertas, a partir do dia 27 de outubro, as inscrições para o Vestibular 2021 da PUCRS. Em função da pandemia e da impossibilidade de realizar uma prova presencial para um grande número de candidatos, a universidade se preparou para oferecer três diferentes formatos de seleção pautados em preservar a saúde de todos e em manter o processo de avaliação tradicionalmente qualificado e idôneo. 

Candidatos inscritos para o curso de Medicina terão prova presencial no dia 05 de dezembro, sábado, das 13h às 18h30, no mesmo formato dos anos anteriores, com prova objetiva de 70 questões e redação. Já o vestibular para cursos das demais áreas do conhecimento será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h (horário de Brasília: GMT-3) do dia 06 de dezembro, domingo. A terceira opção é o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.pucrs.br/estudenapucrs e os candidatos podem escolher se querem ser avaliados pela nota da prova, do Enem, ou em ambas, em que se considera sua melhor classificação. O custo de inscrição é de R$ 150 para Medicina e R$ 60 para as demais áreas. 

Profissões do futuro 

O lançamento dos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificialprimeiro bacharelado presencial do Sul do Brasil -, e Relações Internacionais, também são novidades para essa edição do Vestibular da PUCRS. Com 60 vagas a cada semestre, o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial integra um modelo inédito no Sul do Brasil que inclui graduação, pós, pesquisa de alto impacto, inovação e empreendedorismo.  

Já o curso de Relações Internacionais, também com 60 vagas neste vestibular, tem como diferencial o fato de ser concebido de maneira totalmente multidisciplinar, combinando componentes curriculares da Escola de Direito, Humanidades e Negócios. Alinhado ao processo de internacionalização da universidade, já nasce com mais de 200 parcerias internacionais e oportunidades de mobilidade no exterior, oferecendo aos estudantes experiências internacionais de aprendizagem desde o início do curso.  

Ambos os cursos também se diferenciam pelo fato de serem compostos de uma estrutura curricular flexível, em que o estudante pode personalizar a trajetória acadêmica de acordo com seus interesses.  

Presencial para candidatos de Medicina 

PUCRS abre inscrições do Vestibular com dois novos cursos de graduaçãoComo nos anos anteriores, a prova de Medicina será estruturada com 70 questões objetivas + prova de Redação com a seguinte divisão: 10 questões de Língua Espanhola ou Inglesa (Peso 1); 10 questões de Matemática (Peso 1); 10 questões de Língua Portuguesa (Peso 1); Prova de Redação (Peso 1); 20 questões de Física, Química e Biologia (Peso 4); 20 questões de Literatura, História e Geografia (Peso 2).  

Para o próximo semestre o curso, que teve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o segundo melhor desempenho entre todos as graduações de Medicina do País, oferta 120 vagas.

Para atender diferentes necessidades 

A diretora acadêmico-administrativa da PUCRS, professora Ana Benso, explica que a Universidade modelou seu processo de ingresso atenta às diferentes necessidades e ciente dos impactos que a pandemia teve na preparação dos estudantes. “Optamos que a prova online seja de redação porque uma prova de linguagem nos dá condições de avaliar o aluno na sua expressão escrita, na capacidade lógica e em todos os quesitos que uma prova de autoria permite analisar. Vemos nesse formato mais elementos para a avaliação dos candidatos, já que todos os estudos realizados apontaram que uma prova objetiva, em um ambiente online, mostrou-se vulnerável”, ressalta. 

A prova será feita por em um ambiente virtual composto de um robusto sistema antifraude da Mercer, empresa americana reconhecida pelos recursos tecnológicos de segurança para processos de avaliação remotos. Com o uso de inteligência artificial, a plataforma possui um ambiente de controle de navegação, impedindo consultas a outros navegadores e softwares durante a prova, e o chamado ‘proctoring online’ que identifica comportamentos irregulares com alta precisão.  

Para realizar a prova é necessário que o candidato tenha um computador, desktop ou notebook, com webcam e microfone funcionando perfeitamente. A sessão inteira é gravada e fica como parte do histórico do candidato. A prova terá 1 hora de duração e os candidatos devem entrar na plataforma com 15 minutos de antecedência para efetuar a sua identificação.  

A PUCRS terá uma equipe dedicada a orientar sobre a plataforma e, para que os candidatos possam conhecê-la previamente, a universidade vai promover um simulado no ambiente digital, igual ao da prova, no dia 02 de dezembro. Para simular a redação, os estudantes serão convidados a redigir uma carta de intenções para ingresso na universidade e no curso escolhido. O conteúdo não compõe a avaliação final, mas servirá como teste para a experiência real de prova e para um momento de reflexão sobre a escolha, as motivações para trilhar uma caminhada naquela profissão e a trajetória que desejam para o futuro. 

Com a nota do Enem 

Para esta modalidade, que tem reserva de 50% das vagas, estudantes que desejam ingressar na Medicina precisam ter nota mínima de 600 pontos e podem utilizar a nota das provas aplicadas entre 2016 e 2019. Para os demais cursos, é preciso ter realizado a prova entre 2011 e 2019 e ter feito 400 pontos ou mais.  

Candidatos que tenham quaisquer dúvidas sobre o Edital, Manual do Candidato, formas de seleção ou funcionamento da ferramenta que será utilizada na prova online podem contatar o Hub de Relacionamento da PUCRS pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99871-2972. Informações sobre os cursos, possibilidades de bolsas e financiamento também estão disponíveis no site www.pucrs.br/estudenapucrs ou pelo telefone (51) 2101.0110 

SERVIÇO 

Vestibular PUCRS Medicina 

  • 05/12/20, das 13h às 18h30;
  • Prova presencial no Campus da PUCRS.

Vestibular PUCRS 

  • 06/12, das 15h às 16h00;
  • Prova online de redação;
  • Inscrições até o dia 25 de novembro de 2020 pelo site: www.pucrs.br/estudenapucrs.

Estude na PUCRS: Inscreva-se no Vestibular 2021!

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas