Prótese feita em impressora 3D é mais uma opção no tratamento de fístulas e defeitos de parede do trato gastrointestinal

Dispositivo idealizado por professor da Escola de Medicina está sendo produzido pelo Ideia e Tecnopuc FabLab

20/12/2022 - 15h37

Os tratamentos dos defeitos da parede do trato gastrointestinal, como as fistulas e as perfurações, consistem em um importante desafio na prática médica. Assim, a busca por novas alternativas para o tratamento dessas alterações se faz necessária. Pensando nisso, o Serviço de Endoscopia do Hospital São Lucas da PUCRS desenvolveu uma prótese intestinal de poliuretano termoplástico realizada em impressora 3D do Tecnopuc FabLab, sob a gestão do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia).

Considerando a necessidade de tratamento de dois pacientes com fistulas do trato gastrointestinal muito complexas no Hospital São Lucas da PUCRS, o professor da Escola de Medicina e um dos coordenadores da especialização em Endoscopia, Gabriel Leão, em conjunto com a equipe da cirurgia, representada pelo Dr. Luiz Capaverde, levou a ideia ao professor Giovani Gadonski, agente de inovação da ESMED, para desenvolver uma prótese de material biocompatível que permitiria criar uma ponte em dois segmentos de intestino desconectados, permitindo assim melhorar o aspecto nutricional dos pacientes e por consequência auxiliar no fechamento das fistulas.

Segundo Leão, ela poderá ser usada para alguns casos selecionados de pacientes com comprometimento de um segmento do intestino que está exposto ao ambiente por grandes defeitos na parece abdominal. “Os benefícios estão relacionados à possibilidade de alimentação do paciente para evitar ou ajudar a tratar os quadros de desnutrição que se instalam em casos como esse. Além de auxiliar no fechamento dos defeitos de parede do segmento intestinal”, explica.

A prótese foi desenhada pelo professor Eduardo Giugliani, diretor do Ideia, que se mobilizou prontamente para atender a proposta dos médicos. De acordo com Gadonski, a prótese intestinal foi desenhada em software específico e, posteriormente, a impressão foi realizada na impressora 3D, conforme as orientações do professor Gabriel. “Nós já temos outros projetos com o Ideia, como o conector para o cateter nasal de alto fluxo, que foi desenvolvido no período da pandemia, onde o dispositivo foi projetado para proporcionar uma entrega maior de oxigênio”, diz.

Prótese sendo fabricada na impressora 3D

O agente de inovação da Esmed, professor Gadonski, ainda reforça que esse é mais um exemplo que o ecossistema de inovação da PUCRS, através da colaboração das unidades que integram a rede InovaPUC, está em plena atividade, acessível às Escolas e à disposição de professores e alunos para desenvolver ideias inovadoras como essa, com impacto social pelo benefício aos pacientes que necessitam se soluções inéditas. “O suporte do Tecnopuc, através do Ideia, tem sido fundamental para que iniciativas como essa consigam ser executadas”, finaliza.