Porto Alegre, prestigiada pela PUCRS

28/03/2016 - 17h59
Joaquim Clotet, Reitor da PUCRS

Foto: Arquivo – Ascom/PUCRS

Porto Alegre está de aniversário. São 244 anos de crescimento e superação. Guaranis, portugueses e outras 20 etnias constituem o mosaico diverso, inigualável e cosmopolita da cultura rio-grandense e da sua Capital. Cidade dinâmica, de olhos abertos ao porvir, que transforma os obstáculos em plataformas para o sucesso. Parques, praças, ruas, avenidas, orlas, pontes, deltas, ilhas, árvores, estádios, igrejas, universidades, vilas, casebres… ocupam esta área de 476,30 km, no paralelo 30° sul. Altos índices de qualidade de vida contrastando com algumas carências que dificultam o bem-estar de parte da população. Polo singular do Mercado Comum do Sul, Mercosul, que visa à sustentabilidade, à cooperação e ao progresso. Núcleo estratégico em localização ideal que une cidades de múltiplos atributos como São Paulo, Montevideo e Buenos Aires.

Porto Alegre

Foto: Mariana Vicili – Ascom/PUCRS

Porto Alegre conta com centros diferenciados do saber que promovem e caracterizam seu crescimento cultural, humanista, científico, financeiro e tecnológico: as universidades. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, entre outras instituições, contribui eficazmente para a expansão, a distinção e o reconhecimento nacional e internacional da cidade. O compromisso com a educação superior e continuada, com a pesquisa multidisciplinar que combina as humanidades, as ciências, e as tecnologias da informação e da comunicação promove a geração de riqueza, a qualidade de vida, a multiplicação dos serviços, a responsabilidade social e o exercício da cidadania.

A PUCRS, com suas 17 Faculdades e sua recém-criada Escola de Humanidades, está empenhada em fortalecer a cultura da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento social pautada pelas diretrizes da Igreja Católica e da Instituição Marista, que reconhecem o valor das pessoas e a importância do meio-ambiente.

Dentre as iniciativas que concorrem para a projeção internacional de Porto Alegre, destacam-se o Instituto Nacional de Ciência e Pesquisa em Tuberculose, e os Institutos do Cérebro, de Pesquisa e Desenvolvimento, de Geriatria e Gerontologia, de Pesquisas Biomédicas, de Toxicologia e Farmacologia, do Meio Ambiente, do Petróleo e dos Recursos Naturais.

A Biblioteca, o Museu de Ciências e Tecnologia, o Parque Esportivo e o Tecnopuc também participam da inestimável contribuição da Universidade ao desenvolvimento pluridimensional – religioso, literário, científico, econômico e tecnológico – da capital dos gaúchos.

Em estreita sintonia com Porto Alegre, a PUCRS alavanca, transforma e prestigia, com grau de excelência, a estimada aniversariante desta semana.

Ir. Joaquim Clotet

Reitor