Liga Interdisciplinar de Diabetes da PUCRS promoveu atividade para crianças com diabetes

Ação contou com a participação do curso de Nutrição e da LIDIA da UFRGS

26/10/2022 - 08h49

No último dia 14, a Liga Interdisciplinar de Diabetes da PUCRS promoveu uma atividade para crianças de 7 a 9 anos, o “Cozinhando com a LIDIA”. A ação foi pensada para ser um momento descontraído e divertido para as crianças com Diabetes tipo 1 da rede SUS. A Liga, sob coordenação da professora Gabriela Teló, e em parceria com a LIDIA UFRGS, idealizou e organizou a atividade. De acordo com a acadêmica Maria Antonia Brum, a sua realização se deu em parceria com o curso de Nutrição da PUCRS. “Foi uma manhã de interação entre professores, estudantes e crianças com diabetes tipo 1, cada qual acompanhada de um responsável”, diz.

A atividade foi dividida em três momentos principais. Num primeiro momento, alunos e professores do curso de Nutrição ministraram uma aula sobre conceitos práticos e didáticos sobre macronutrientes para as crianças. Após, a Liga preparou e provou as receitas na cozinha. Por fim, as crianças brincaram com as réplicas dos alimentos e treinaram a montagem de pratos equilibrados contendo os macronutrientes abordados na aula inicialmente. Segundo a professora Gabriela Teló, o diabetes tipo 1 é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. “Crianças com diabetes tipo 1 só querem ser crianças. Esse período da vida da criança costuma ser marcado por diversão com os amigos, alguma ingestão de doces e alimentos palatáveis, despreocupação e leveza. É nosso papel ajudar a tornar a rotina dessas crianças a mais próxima da normalidade possível”, explica.

Assim, esta atividade foi pensada com o objetivo de levar conhecimento e uma perspectiva mais positiva e leve para as crianças da rede SUS acerca da sua condição. Além disso, sabe-se que as vivências da infância têm grande impacto na modulação do psicológico no adulto. Sendo assim, os benefícios de melhorar a relação com a doença e aprender a lidar com as dificuldades e restrições que a acompanham terão um impacto positivo por toda a vida das crianças.

E a atividade teve um feedback positivo, tanto dos pais quanto das crianças participantes. “Eles interagiram muito! Tanto durante a aula, quanto na preparação das receitas. A ação teve um planejamento inicial, mas as crianças foram fazendo comentários e perguntas e “ditando o rumo” das atividades. Foi muito especial e notório que elas estavam aproveitando o momento”, afirma Maria.