ECSV, Escola de Medicina e HSL inauguram novo espaço de convivência para alunos

12/03/2024 - 16h30

Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (12) mais um espaço de convivência dentro do Hospital São Lucas da PUCRS destinado a alunos e residentes das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida da universidade. Concebida e projetada aos alunos, a área localizada no 4º andar do hospital, próximo ao Bloco Cirúrgico, tem como propósito facilitar a troca de experiências entre eles, proporcionando um ambiente de descanso e estudo confortável junto à área de estágio e residência.

Para a Profa. Andrea Gonçalves Bandeira, Decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, este é um marco importante na parceria com o HSL, ao disponibilizar espaços que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos estudantes das duas Escolas.
“Como temos dez cursos diversos, entendemos que nesse espaço algumas áreas poderão circular mais, como é o caso da Odontologia, tanto em nível de graduação e especialização, Enfermagem e Fisioterapia. Nesse momento em que passamos por um processo de reorganização dos ambulatórios do hospital, colocamos esse espaço para os alunos que estão em prática e que possam utilizar enquanto nossa área de estudo do terceiro andar está sendo compartilhado”, avalia.

De acordo com o Prof. Leonardo Pinto, Decano da Escola de Medicina, a convivência entre estudantes, preceptores formados e professores é uma grande vantagem. “Um espaço acadêmico, como o Living 360º na universidade, promove interação e colaboração. Essa interação é fundamental para o ensino e a aprendizagem, melhorando a concepção de espaços acadêmicos no hospital, que visa oferecer assistência qualificada e ensino de qualidade”, explica.

Representando o Hospital São Lucas da PUCRS, o Diretor Técnico da instituição, Dr. Fabiano Ramos, ressalta que esse novo ambiente reforça o que tem sido construído e reconstruído nos últimos anos. “Espero que seja um local de convívio e crescimento para os alunos, fortalecendo a proximidade com os profissionais do hospital”, ressalta.

A cerimônia contou ainda com as presenças do Diretor de Graduação da PUCRS, Prof. Denizar Alberto da Silva Melo, e do diretor administrativo do HSL, Rogério Pontes Andrade.