App da PUCRS tem novas funcionalidades em tempo real

Entre os recursos, os alunos podem acompanhar notas e presenças durante o semestre

05/04/2019 - 13h15

Aplicativo PUCRSCom o intuito de proporcionar uma nova experiência, o remodelado aplicativo da PUCRS apresenta uma maior facilidade de acesso às informações e suporte em tempo real para diversos serviços da Universidade. Uma das novidades do mecanismo é o login unificado para alunos, professores e técnicos administrativos, que possibilita a troca de usuário assim que necessário.

Mobilidade ao alcance de todos

A interface do app leva o usuário para uma experiência interativa, fornecida por um panorama de opções com símbolos e informações, acessados por um só clique. De acordo com as preferências desejadas, é possível intercalar à rotina do mobile, um sistema acadêmico completo.

As presenças e faltas são conferidas em tempo real, através de um mecanismo de contraste, que compara as aulas ministradas e as aulas assistidas. Ao clicar no número de faltas é possível visualizar as datas, turnos e horários que o aluno frequentou ou faltou. Com isso, se pode acompanhar de forma gradual o percurso acadêmico.

A grade de horários compõe dados como nome da cadeira, turma, prédio, sala e horário de aula, o que traz agilidade ao serviço. Na aba de notas e avaliações, verifica-se os trabalhos e provas avaliativas produzidas durante o semestre. O professor pode articular as notas assim que as corrigir, o que torna veloz a visualização. As notas são organizadas em ordem crescente, deixando o estudante a par de seus resultados obtidos também em semestres anteriores.

O acesso à biblioteca é pautado por um sistema que exibe os empréstimos, reservas e valores de multa por atraso de entrega.

As vagas de estacionamento do campus, ficam disponíveis no app, que informa o número de espaços desocupados por localização. O recurso facilita a locomoção sem desperdiçar tempo de procura.  A cor laranja representa um alerta, que irá surgir a cada lotação ou manutenção no local.

Na aba de créditos, a intenção é interagir com a quantidade de bônus e promoções articuladas em lugares específicos da universidade. É possível controlar valores e despesas específicos para alunos, professores, técnicos administrativos e credenciados. Além disso, custos de mensalidades podem ser checados, com data de vencimento e valores em crédito e/ou débito.

Projeto que visa melhorias

O projeto do app visa revitalizar os sistemas acadêmicos, a partir de sistemas existentes. O objetivo das mudanças é de refletir as transformações do movimento 360°, proporcionando uma nova experiência por meio do mobile. Para aperfeiçoamento dos recursos, processos de escuta com grupos de alunos de diversas escolas foram feitos no início do plano, usando a metodologia de Design Thinking, com o objetivo de entender os desejos e necessidades dos participantes.

Segundo a diretora do setor acadêmico-administrativo da PUCRS, Ana Benso, a revitalização dos sistemas acadêmicos é um passo importante para a interação do mundo digital com as inúmeras utilidades do app por meio do mobile. “A qualificação e inovação nos serviços, proporcionam uma melhor experiência para os processos e funções acadêmicas. Um desses projetos é o do aplicativo”, conclui.

O app da PUCRS está disponível para download na Google Store e na Apple Store.