Alunos da Escola de Medicina estagiam no Hospital da Aeronáutica

Estudantes passaram dois meses acompanhando atendimentos de várias áreas e especialidades

01/02/2018 - 12h00
hospital da aeroáutica de canoas, hospital, saúde, medicina, saúde da família e da comunidade, estágio

Foto: Arquivo pessoal

O Hospital da Aeronáutica de Canoas (HACO) é uma das instituições conveniadas à Escola de Medicina da PUCRS para receber alunos que realizam o estágio obrigatório em Medicina de Família e Comunidade. A atividade, voltada para estudantes no período de internato do curso durante o quinto ou sexto ano, é realizada por um semestre, e exige que os alunos passem por mais de um campo de prática. No HACO, o convênio é supervisionado pela professora da Universidade Cristina Zabka, pelo 2º tenente Evandro de Borba e pela 1ª tenente Damiana da Rocha

O serviço de saúde do Comando da Aeronáutica contempla os três níveis de atenção à saúde – primária, secundária e terciária -, o que engloba os serviços de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitalares, e oferece aos alunos o acompanhamento dessas várias práticas no Hospital. A graduanda do 11º semestre do curso Andressa Eidt, 25 anos, explica que, no período da manhã eram acompanhados os atendimentos ambulatoriais, e à tarde, o serviço de atendimento domiciliar, ambulatórios de especialidades, serviço de radiologia, cirurgia ambulatorial e internação. Ainda de acordo com a aluna, além da professora Cristina e o tenente Borba, os estagiários eram supervisionados por médicos de diversas especialidades, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais.

Foto: Arquivo pessoal

O conhecimento vivenciado na prática

A atividade, realizada de segunda-feira a sexta-feira, trouxe muito conhecimento através da prática, de acordo com os estagiários. Fernanda Teixeira, 23 anos, conta que a sua passagem pelo HACO foi única e teve como maior benefício “o entendimento dos fundamentos da Atenção Primária a Saúde através da sua aplicação na prática”.  Os participantes também destacaram a experiência de conhecer um sistema de serviços da saúde centralizado, que funciona de maneira harmônica e dinâmica, e aprender sobre a abordagem integral e coordenada do cuidado com o paciente.

Os alunos também puderam desenvolver atividades de iniciação científica, em que pesquisaram temas relevantes para a Medicina de Família e para a Força Aérea, para a promoção da saúde dos integrantes das Forças Armadas, sendo que alguns trabalhos resultaram, inclusive, em publicações.

Além disso, as experiências pessoais da prática profissional trouxeram incentivo e inspiração aos futuros médicos. A doutoranda Natássia Sulis, 31 anos, conta que durante um atendimento uma paciente a revelou uma situação passada que a abalou e nunca havia compartilhado com ninguém, e, tomando conhecimento, o preceptor logo acionou a equipe de saúde mental. “Nunca esquecerei disso, foi muito marcante ver como as coisas funcionavam bem, e que aquela paciente sairia diferente de lá, com a certeza de que seria bem assistida”.

Sobre o HACO

Localizado no bairro Fátima, em Canoas, a aproximadamente 12 km do Campus central da PUCRS, o Hospital tem por missão prover saúde nas áreas preventiva, assistencial e de campanha no nível de Terceiro Escalão aos militares e seus dependentes.