29/01/2021 - 16h43

Volta às aulas na PUCRS será ancorado em modelo consciente, seguro e flexível

Definições priorizam a saúde integral da comunidade acadêmica e ampliação de possibilidades que atendem a necessidades específicas de cada curso

Para o primeiro semestre de 2021, mantendo como prioridade a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, o principal objetivo da PUCRS é assegurar a continuidade e a qualidade da aprendizagem da graduação à pós-graduação. A Universidade se preparou para ofertar um modelo de aulas flexível e consciente, conforme as necessidades específicas de cada nível de ensino e área do saber, respeitando as recomendações e os protocolos de biossegurança vigentes nos decretos do Município e Estado.

A principal novidade em relação aos semestres anteriores está na ampliação da oferta de atividades teórico-práticas presenciais, conforme as características de cada disciplina/curso e nível de ensino, somada ao consolidado modelo de ensino remoto que permanentemente passa por qualificação. Além disso, a Universidade irá oferecer um conjunto maior de serviços, laboratórios e espaços no Campus com uso optativo pelos estudantes.  A infraestrutura de excelência da PUCRS está preparada para acolher a Comunidade Universitária, seguindo protocolos rigorosos de segurança conforme previsto no Plano Institucional de prevenção e combate à Covid-19.

Segundo o reitor, Irmão Evilázio Teixeira, o modelo ancorado nas premissas de segurança, flexibilidade e compromisso integral com a saúde foi desenvolvido a partir de um complexo e cuidadoso mapeamento que leva em consideração diferentes situações individuais e coletivas. “Um terço dos nossos docentes pertence ao grupo de risco, assim como temos estudantes que também o são ou convivem com familiares mais vulneráveis à doença. Da mesma forma, em nossa comunidade acadêmica temos pessoas que gostariam de usufruir do Campus porque em suas casas não contam com uma estrutura confortável para se dedicar e concentrar nos estudos. Some a isso tudo uma atuação cuidadosa e pautada no respeito às decisões do poder público. Frente às leituras de contexto, propomos um modelo que prioriza a qualidade da aprendizagem, mas que é pautado no senso de bem comum, evocando ainda mais a compreensão de coletividade e do que é ser cidadão. Queremos que nosso estudante tenha em mente que para encarar de frente todas essas transformações nós temos optado por incorporar em tudo que fazemos a aprendizagem diária, a adaptabilidade e a cultura do cuidado”, conta.

O objetivo do modelo flexível é assegurar a diversidade de experiências necessárias para formação integral dos estudantes, conforme as expectativas e necessidades de cada área. A Universidade reitera que a oferta ampliada de atividades presenciais só será possível se houver condições sanitárias na Capital e se os decretos assim permitirem.

Conheça os detalhes por nível de ensino

GRADUAÇÃO

Na graduação, é preciso respeitar a realidade de mais de 50 cursos, levando em conta as especificidades de cada área e as necessidades previstas na legislação. Por isso, há premissas globais, mas as definições são realizadas curso a curso com a possibilidade de adequações ao longo do primeiro mês de aula em diálogo com os próprios estudantes. Entre as premissas institucionais está a oferta de um conjunto mínimo de atividades presenciais em todos os cursos, além das práticas obrigatórias que já são realidade desde 2020 a manutenção de aulas online nas disciplinas teóricas.

As aulas iniciam em 3 de março, com grande parte das disciplinas online, e o semestre será composto de quatro cenários, conforme especificidades e diretrizes curriculares do curso:

1. Disciplinas Online: com aulas preferencialmente síncronas, ministradas pelo Zoom ou Teams, além de recursos disponíveis no Moodle, nas quais os alunos permanecerão em ensino remoto por todo o semestre.

2. Disciplinas Presenciais: integralmente presenciais, como os estágios e certas práticas em campo das áreas de Saúde e Medicina. A definição de aulas que devem acontecer presencialmente está relacionada às Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso.

3. Disciplinas Online com encontros presenciais essenciais: são de natureza teórico-prática com parte da carga horária em atividades online e parte da carga horária em atividades presenciais que são essenciais para a formação, conforme o Projeto Pedagógico do Curso e suas Diretrizes Curriculares Nacionais. Em caso de suspensão por condições sanitárias, essas aulas ficarão pendentes até que seja possível retornar presencialmente.

4. Disciplinas Online com encontros presenciais recomendados: formato com parte da carga horária em atividades online e alguns encontros presenciais que, embora importantes e recomendados, são optativos. Neste caso, sempre que houver mudanças de acordo com o cenário da pandemia, as disciplinas mantêm-se integralmente no modelo remoto.

Os detalhes sobre a acolhida no início do semestre serão enviados pelas Escolas nas próximas semanas, e ao longo de fevereiro será possível consultar com o atendimento das Secretaria (veja aqui os contatos de sua Escola) sobre a especificidade de cada disciplina. Além disso, na primeira semana de aula os professores irão apresentar detalhadamente os planos de ensino e o Portal de Matrículas permanecerá aberto para ajustes até 19 de março. Ou seja, após conhecer o cronograma das disciplinas em detalhes os/as estudantes poderão alterar sua grade se necessário.

Para a presença responsável no Campus, os estudantes serão orientados e acompanhados para que sigam com precisão os protocolos de prevenção e cuidados. Caso o cenário da pandemia mude no decorrer do semestre, os estudantes serão atenciosamente acolhidos nas possibilidades seguras de adaptação.

Acesse aqui as principais perguntas e respostas sobre a Graduação.