Cátedra Fulbright

Cátedra Fulbright em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência

2020_05_18_catedra_fulbrightA Fundação Fulbright oferece bolsas para acadêmicos norte-americanos sênior com significativo reconhecimento em suas áreas de atuação vinculados a Instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos interessados em desenvolver atividades de ensino na Pós-Graduação e pesquisa em diversas disciplinas.

Nesta nova cátedra da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, o acadêmico terá a oportunidade de ministrar cursos de graduação e pós-graduação em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência  (Fulbright Distinguished Scholar Award in Democracy, Human Rights and Violence Prevention) em contextos amplos e multidisciplinares  e desenvolver atividades de pesquisa com o corpo docente da PUCRS.

Trata-se de uma oportunidade para aprofundamento de relações de colaboração com pesquisadores e instituições americanas, que pode contribuir de forma significativa para a internacionalização dos PPGs.

Sobre a bolsa

O bolsa incluirá tópicos como a interseção destes com a lei, justiça e direitos humanos, oportunidades para grupos subrepresentados e os impactos da violência na saúde mental, desenvolvimento social e diversidade cultural.

As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2021. A bolsa prevê a estadia do acadêmico na PUCRS por um período de 3 a 4 meses. A primeira data de início possível é 1º de julho de 2022 e a última data de término possível é 30 de setembro de 2023.

Os candidatos devem ter título de Ph.D. ou equivalente e uma trajetória acadêmica reconhecida. A bolsa está aberta para aqueles que trabalharam na qualidade de professor titular ou pesquisador por mais de sete anos. O processo de candidatura se dá através da página da Fulbright, na qual estão disponíveis mais informações sobre o processo, clique aqui.