Mundo em movimento: Indivíduos e sociedade

• Mundo em movimento: Indivíduos e sociedade

PROJETO: DIFERENÇAS DE GÊNERO NAS TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE PROFESSORES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA NO BRASIL E NO URUGUAI

Cooperação internacional: Universidad de la República (UDELar) (Uruguai)

Professor responsável: Prof. Rafael Machado Madeira

Sobre o projeto: Nos últimos 15 anos, o volume de estudos dedicados a documentar e a refletir sobre a história e a configuração atual da ciência política tem crescido significativamente. Dentro desta agenda de pesquisas sobre a disciplina, uma dimensão de análise havia permanecido relativamente pouco explorada: a da igualdade de gênero no acesso ao grupo dos docentes vinculados a academia. Inserindo-se nesta agenda de pesquisas, o objetivo deste trabalho é o de identificar a existência de diferenças de gênero nas trajetórias acadêmicas dos cientistas políticos que trabalham como docentes e pesquisadores na academia em dois países: Brasil e Uruguai. Especificamente, o principal indicador aqui utilizado é o grau de internacionalização das carreiras acadêmicas, uma variável muito importante no atual cenário de crescente pressão pelo incremento da internacionalização da atuação dos docentes. A internacionalização será medida em duas dimensões: presença de modalidade de formação acadêmica no exterior e publicação de artigos em periódicos estrangeiros. A análise baseia-se em dados primários, coletados junto aos CVs dos docentes, publicados nos respectivos sistemas nacionais de investigação de cada país: CNPq – Lattes (Brasil) e ANII-SNI (Uruguai). A evidência encontrada indica que em ambos países as mulheres estão sub-representadas no quadro de docentes (constituindo-se em 30% do universo) e publicam menos artigos (nacionais e internacionais) que seus colegas homens. Contudo, as evidências não indicam diferenças de gênero em relação ao acesso a oportunidades de formação no exterior nem nos países de destino, seja da formação, seja da produção, acadêmica.

Participantes: Rafael Machado Madeira e Cecília Rocha Carpiuc

PROJETO: COMO O PROCESSAMENTO (IN)CONSCIENTE AFETA AS ESTRATÉGIAS DE ESCOLHA E REJEIÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO ENVOLVENDO MULTIATRIBUTO

Cooperação internacional: Prof. Dr. Marcus Cunha Jr, da Terry College of Business – University of Georgia (EUA)

Professor responsável:  Prof. Dr. Claudio Hoffmann Sampaio

Sobre o projeto: Estudos prévios demonstraram que em decisões envolvendo produtos com atributos predominantemente hedônicos são preferidos frente a múltiplas opções quando o decisor utiliza uma estratégia de rejeitar as demais opções. Por outro lado, em decisões que envolvem produtos com atributos predominantemente utilitários são preferidos sob uma estratégia de escolha entre as demais opções. O presente estudos demostrou que quando estes atributos são processados consciente ou inconscientemente esses resultados podem ser alterados, dependo o tipo de estratégia utilizada (escolha ou rejeição). Desta forma, o objetivo da pesquisa foi de analisar como o processamento (in)consciente de atributos hedônicos e utilitários afeta as estratégias de decisão sob diferentes níveis de complexidade. Através de 3 estudos experimentais, foi possível identificar que o modo de processamento e o tipo de estratégia utilizada podem levar a alternativas com diferentes atributos. Além disso, foi possível inferir que as restrições cognitivas tornam os indivíduos menos propensos a se engajarem em processos conscientes, bem como ao realizar uma tarefa que consome grande parte da energia mental, pode afetar as tarefas de decisão subsequente. Teoricamente, a presente pesquisa aprofunda o conhecimento sobre o modo de processamento e a tomada de decisões, demostrando que as estratégias de decisão são influenciadas não apenas pelos atributos, mas também pela forma como a informação é processada pelo decisor.

Participantes: Dr. Clécio Falcão Araujo