Humanismo, Educação e Cultura na Era da Conectividade

• Humanismo, Educação e Cultura na Era da Conectividade

PROJETO: Mobilidade humana e transculturalismo entre a Europa Mediterrânea e a América Latina

Cooperação internacional: Universidade de Groningen (Holanda), Universidade de Nantes (França), Universidade do Molise (Itália) e Universidade da Calábria (Itália).

Professores responsáveis: Prof. Antonio de Ruggiero e Profª. Claudia Musa Fay

Sobre o projeto: Este projeto visa fortalecer e implementar os estudos interdisciplinares de uma rede de acadêmicos europeus e sul-americanos cujas pesquisas referem-se ao relacionamento histórico-cultural entre a Europa Mediterrânea e a América Latina. Através de uma abordagem multilateral e multidisciplinar se pretende desenvolver um olhar novo e original sobre o tema da mobilidade humana que, a partir das grandes migrações do final do século XIX, gerou processos de hibridismo cultural em vários campos. Há alguns anos se estabeleceram os primeiros contatos entre o Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS com docentes vinculados a departamentos da Universidade de Groningen (Holanda), Nantes (França) e da Calábria (Itália). Unidos pelo interesse comum no estudo do mundo mediterrâneo e nas suas conexões multiculturais com a América do Sul em particular com a região do Cone Sul (Brasil, Argentina e Uruguai) estas quatro universidades criaram um núcleo que deu seguimento a encontros periódicos e publicações em livros e revistas acadêmicas. A este grupo consolidado agregaram-se nos últimos anos novos estudiosos de outros centros universitários deste e do outro lado do Atlântico. Em particular ressalta-se a colaboração preciosa de pesquisadores da Università del Molise (Itália), da Universidad de la Republica (UDELAR-Montevidéu) e da Università di Genova (Itália).

Participantes: Prof. Alberto Barausse (Universidade do Molise – UNIMOL –Itália), Prof. Walter Zidaric (Universidade de Nantes – França), Prof. Robert de Jonge (Universidade de Groeningen – Holanda), Prof. Vittorio Cappelli e Prof. Pantaleone Sergi (Universidade da Calábria – UNICAL – Itália), Prof. Juan Andrés Bresciano (Universidad de la República – UDELAR, Montevidéu –Uruguai), Profa. Fulvia Zega (Universidade de Genova – Itália), Profa. Vania Merlotti Herédia (Universidade de Caxias do Sul-UCS).