Tecnologia e Biodiversidade: sustentabilidade, energia e meio ambiente

• Tecnologia e Biodiversidade: sustentabilidade, energia e meio ambiente

PROJETO: Uso responsável e eficiente de peixes e frutos do mar e seu processamento seguro na indústria de alimentos

Cooperação internacional: Pontifícia Universidade Católica do Peru (Peru), Universidade de Rostock (Alemanha), DEG/KfW Banco de Desenvolvimento (Alemanha) e Rosoma (Alemanha).

Professor responsável: Dr. Marcus Seferin (PUCRS)

Sobre o projeto: A iniciativa do Projeto Rosoma envolve o curso de graduação em Ciência e Inovação em Alimentos, da Escola de Ciências, propondo o uso de tecnologias e estratégias de inovação no processamento de pescado. A ideia é que a Universidade conheça, juntamente com a empresa alemã, os desafios de sustentabilidade, gerando inovação em alimentos para o mercado consumidor final e transferindo os conhecimentos referentes a padrões de higiene e segurança de local de trabalho na indústria.

Além da área ser de potencial desenvolvimento no país, o projeto tem permitido que os estudantes relacionem a teoria aprendida em sala de aula com a prática da indústria brasileira. Uma avaliação de toda a cadeia produtiva do setor, pretende-se identificar pontos onde existe carência de tecnologia para que seja encontrado um uso sustentável e, assim, haver uma melhoria nos índices de sustentabilidade. Estudantes do curso têm apresentado diferentes propostas para qualificar ainda mais o trabalho no setor.

O projeto prevê, ainda, workshops com os alunos, troca de conhecimento com a empresa alemã e as empresas no Brasil, viabilizando mobilidade acadêmica e uma parceria para futuros projetos internacionais, envolvendo também a Universidade de Rostock.

Participantes: ?

PROJETO: Desenvolvimento de biopraguicidas a partir de extratos vegetais obtidos de plantas da biodiversidade brasileira

Cooperação internacional: Instituto de Ciências Agrarias (ICA) e Conselho Superior de Pesquisa Científica (Espanha)

Professor responsável: Prof. Dr. Eduardo Cassel

Sobre o projeto: O projeto “Desenvolvimento de biopraguicidas a partir de extratos vegetais obtidos de plantas da biodiversidade brasileira” ancora-se em pesquisas sobre processos de obtenção de extratos a partir de plantas nativas, avaliação de atividades praguicidas dos extratos (carrapaticida, nematicida, fungicida, inseticida entre outras) destes extratos e no desenvolvimento de formas de aplicação dos mesmos embasada nos conceitos da nanotecnologia. O objetivo é a substituição parcial ou integral de produtos sintéticos utilizados extensivamente pelo setor agropecuário, atendendo uma demanda internacional em relação à minimização da toxicidade dos alimentos. Pesquisas desta natureza envolvem diferentes áreas do conhecimento como a biologia, associada à identificação das plantas e à avaliação das atividades praguicidas; a engenharia, associada aos processos de obtenção de extratos, encapsulação de nano partículas impregnadas com os mesmos e ao desenvolvimento de formas de aplicação dos produtos obtidos como praguicidas; a química, associada à identificação e quantificação dos compostos nos extratos; a bioquímica, associada à compreensão e elucidação dos mecanismos de ação dos praguicidas e outras.