Janeiro Branco alerta para a necessidade de atenção à saúde psicoemocional

Desafios e mudanças causadas pela pandemia ampliaram incertezas, exigindo maiores cuidados com a saúde mental

22/01/2021 - 15h18
Janeiro Branco, saúde mental

Cuidados com a saúde mental são fundamentais para uma rotina saudável / Foto: iStock

Com a intenção de pensar sobre a saúde mental nos diversos âmbitos da vida, a campanha Janeiro Branco atua na prevenção ao adoecimento psicoemocional nas sociedades, nas vidas de indivíduos e nas instituições sociais. A campanha é uma importante ferramenta de conscientização sobre autocuidado, compreensão sobre as emoções, sensação de bem-estar e harmonia, o reconhecimento dos nossos limites e dificuldades, a forma de viver, se relacionar com os outros. O mês de janeiro é convidativo a darmos início à uma jornada e, por esse motivo, é também escolhido para chamar a atenção da humanidade para a necessidade de cuidados emocionais e psicológicos.

Leia também: 5 dicas: ações diárias para reduzir a ansiedade

Além dos desafios cotidianos, a pandemia provocada pela Covid-19 trouxe mudanças significativas em todas as dimensões da vida, como trabalho, estudo e relacionamentos. Vivemos um cenário de distanciamento social, incertezas e medos que impactam na nossa estabilidade emocional. O trabalho presencial foi adaptado para o home office, os encontros com amigos se tornaram chamadas de vídeo, os eventos são transmitidos de forma online. E em meio a toda essa reinvenção e adaptabilidade, em qual momento você cuidou da sua saúde psicoemocional?

Leia também: 5 dicas: como praticar o autoconhecimento

Manter o bem-estar diante de cenários complexos e de mudanças repentinas não é tão simples quanto parece. Ao planejar o seu ano, planeje também a forma como você irá cuidar da sua saúde. Afinal, você precisa de um equilíbrio entre o corpo e a mente para ter uma rotina saudável. Lembre-se: cuidar da sua mente, é cuidar da sua vida.

No vídeo abaixo, o psicólogo e consultor do PUCRS Carreiras Andrêus Sousa traz informações e dicas que podem lhe auxiliar nessa jornada de cuidados. Confira: