Dúvidas frequentes – Volta às aulas online

Reunimos aqui as principais dúvidas dos/das estudantes sobre as aulas na modalidade online e outras questões relacionadas à pandemia. Para estarmos alinhados às diretrizes da Universidade e nos comunicarmos de forma concisa com nossos/as alunos/as, você encontrará junto com as perguntas informações sobre cada tema.

Muito obrigado pela sua dedicação em transformar o ambiente virtual em uma sala de aula de verdade, mesmo a distância.

Bom semestre!

Até quando a Universidade irá com aulas online?

A atuação da Universidade, no contexto da pandemia, é regida pelos decretos municipais e estaduais, além das regulações do MEC. Assim, dependemos de autorização do governo para retomada de outras atividades presenciais, além das aulas práticas essenciais e estágios que requerem presencialidade que já estão liberadas conforme Decreto Municipal nº 20.625.

Quais são as diferenças entre EaD e o modelo de aulas online proposto pela PUCRS?

Na metodologia EaD os/as estudantes normalmente têm acesso a vídeos, textos e outros materiais. Mas, em geral, não há atividades síncronas que envolvam os/as estudantes e os/as professores/as. As interações habitualmente ocorrem por meio de fóruns de discussão em ambiente virtual próprio. Há um tutor para todos os estudantes.

Já no modelo pedagógico da PUCRS utiliza-se prioritariamente o Moodle, um dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) mais populares em todo o mundo, que permite a flexibilidade e a customização necessárias a diferentes modelos pedagógicos. Além disso, as disciplinas são organizadas em sintonia com os objetivos de aprendizagem, tendo seu processo pedagógico mediado por professores/as mestres/as e doutores/as para a mobilização cognitiva dos/das estudantes. Há no mínimo 50% de aulas ao vivo (síncronas), nos mesmos dias e horários em que seriam se estivessem sendo ministradas presencialmente. Outro diferencial é a presença ativa dos/das professores/as para a condução de uma prática educativa, reconhecendo o perfil do estudante contemporâneo e, por isso, acompanhando de forma personalizada a turma e cada um/uma individualmente.

A mensalidade continuará integral? Tive minha renda comprometida e não consigo manter o pagamento das mensalidades. Como a Universidade pode me ajudar?

O nosso compromisso é para que nossos/as alunos/as possam seguir estudando, sem abrir mão dos seus sonhos pessoais e profissionais. Disponibilizamos oportunidades de negociação e soluções personalizadas que favorecem a continuidade dos estudos. Trabalhamos com diferentes modalidades de crédito e financiamento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 3320-3588 para mais orientações.

Sou aluno/a do grupo de risco, caso as aulas retornem à presencialidade como fica meu caso?

No caso de práticas essenciais que excedam 25% da carga horária da disciplina e de estágios que requerem atividades presenciais, o/a aluno/a pode pedir afastamento junto à CRA, para cursar as atividades em semestre posterior. No caso de retorno presencial de aulas teórico-práticas, serão oferecidas atividades remotas compatíveis para os/as alunos/as em grupo de risco.

Caso as aulas retornem à presencialidade, como será o controle do número de alunos/as em cada sala de aula?

Todas as aulas presenciais, incluindo as atividades práticas em laboratório que já estão permitidas, seguem protocolos sanitários rigorosos, com uso de EPIs, controle de temperatura, higienização, distanciamento entre as pessoas e taxa de ocupação dos espaços, conforme as indicações dos órgãos de saúde e orientações governamentais. Caso mais aulas retornem, os protocolos seguirão sendo observados. As turmas com um número de estudantes que excede a capacidade dos espaços serão desdobradas em grupos menores, com orientações específicas de funcionamento para cada caso, conforme a natureza das atividades a serem desenvolvidas.

Estou com dificuldades para organizar minha rotina de estudos e trabalho. Onde posso buscar ajuda?

O/a aluno/a pode buscar ajuda junto ao Núcleo de Apoio Psicossocial, que atende de forma gratuita estudantes que estejam com dificuldades, orientando sobre cuidados com a saúde mental e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 98300-3778 e (51) 98334-6418.

As aulas no próximo semestre seguem com conteúdos disponibilizados no Moodle?

Estamos trabalhando com diferentes plataformas para garantir que, por meio de ferramentas diversificadas, como o Moodle e o Zoom, o/a estudante tenha o melhor suporte possível e possa reproduzir a experiência da sala de aula em sua casa. Além disso, criamos uma Equipe de Mediação Online dedicada exclusivamente para acompanhar e orientar os/as professores/as sobre o uso dos diferentes recursos disponíveis. Esse também foi o tema do último Seminário de Desenvolvimento Acadêmico, confira aqui o planejamento para o semestre.

Por que a Universidade optou por utilizar o Moodle?

O Ambiente Moodle é um sistema internacional, desenvolvido por uma ampla comunidade de pesquisadores e desenvolvedores web, que permite implementar ações de customização para assegurar a acessibilidade tecnológica e metodológica. Apresenta um conjunto diversificado de recursos e funcionalidades, apoiando os/as professores/as e estudantes nas práticas alinhadas às metodologias ativas e à avaliação formativa.

Existe uma exigência de critérios básicos para todos/as os/as professores/as cumprirem nas aulas pelo Moodle?

Cada docente tem a liberdade para organizar e planejar as metodologias e atividades utilizadas em aula, de acordo com os objetivos da disciplina e área do conhecimento, orientando os/as estudantes sobre sua organização. Para garantir a mesma qualidade e excelência durante as aulas remotas, nós criamos uma Equipe de Mediação Online exclusivamente dedicada a acompanhar e orientar nossos/as professores/as sobre o uso dos diversos recursos disponíveis. Porém, em caso de dúvidas ou sugestões, o retorno dos/das nossos/as alunos/as é fundamental para a elaboração coletiva de novas soluções. Todos os feedbacks recebidos foram utilizados como base para a preparação do semestre.

Não consigo acompanhar as aulas síncronas em plataformas de videoconferência, serei prejudicado/a?

Não. Se o/a aluno/a não conseguir participar da aula no horário agendado, poderá assistir à gravação e acessar outros conteúdos digitais produzidos para facilitar a aprendizagem a qualquer momento.

Qual a orientação caso eu esteja em tratamento, ou cuidando de familiar diagnosticado com Covid-19, e não tenha conseguido acompanhar as aulas para concluir o semestre?

O/a aluno/a precisará enviar a documentação de comprovação médica para a secretaria da sua Escola solicitando a Ausência Autorizada (AA), por se tratar de uma doença infectocontagiosa. O sistema de saúde permite que familiares recebam atestado médico de isolamento e, portanto, também é válido para obter a autorização.

Haverá chamada em todas as aulas síncronas? Como serão contabilizadas as faltas? Ou não haverá falta nesse semestre?

Orientamos os/as professores/as para lançar presença para todos os/as estudantes das disciplinas com atividades online durante o período em que as aulas estiverem nesta modalidade, já que o/a estudante que não puder participar da aula síncrona tem a possibilidade de assistir a aula gravada. É importante lembrar que é fundamental manter o ritmo de aprendizagem, realizando o previsto para cada semana, de forma a garantir o melhor aproveitamento e êxito nas disciplinas.

Como a Universidade está auxiliando os/as alunos/as que não têm estrutura para acompanhar as aulas de casa?

Estamos fazendo o possível para atender às necessidades de todos/as alunos/as. Pedimos que o/a estudante entre em contato conosco para avaliarmos como ajudar. Ele/ela pode enviar um e-mail para a secretaria da sua Escola ou buscar outros canais oficiais da Universidade.

Como professores/as estão sendo orientados para disponibilizar os materiais das aulas de forma online e acessível?

Criamos uma Equipe de Mediação Online que se dedica a acompanhar e orientar nossos/as professores/as sobre o uso dos diversos recursos disponíveis para ministrar as aulas, garantindo suporte integral ao corpo docente. Além disso, os/as professores/as contam com os Núcleos de Inovação Pedagógica das Escolas.

Se houver alguma falha no Moodle e me sentir prejudicado na realização de alguma atividade, como devo proceder?

No caso de indisponibilidade do Moodle que impeça a realização de alguma atividade ou entrega, o/a aluno/a deve falar diretamente com o professor, contatar o Coordenador do Curso, ou, ainda, utilizar os canais de atendimento ([email protected]) para que possamos compreender melhor e endereçar os encaminhamentos.

A metodologia das aulas online será padrão ou acontecem conforme o método de cada professor?

Cada docente tem a liberdade para organizar e planejar as metodologias e atividades utilizadas em aula, de acordo com os objetivos da disciplina e área do conhecimento. Para garantir a mesma qualidade e excelência durante as aulas remotas, nós criamos uma Equipe de Mediação Online exclusivamente dedicada a acompanhar e orientar nossos/as professores/as sobre o uso dos diversos recursos disponíveis para ministrar as aulas, garantindo suporte integral ao corpo docente. Além disso, os/as professores/as contam com os Núcleos de Inovação Pedagógica das Escolas.

Como ficará a carga horária das aulas, já que a medida provisória MP 934/2020, que dispensa a obrigatoriedade mínima de dias letivos?

As instituições educacionais estão desobrigadas de cumprir a quantidade de dias letivos, mas seguem obrigadas a cumprir as cargas horárias previstas para as disciplinas e cursos. De acordo com a necessidade de cada curso, poderemos oferecer mais horas online ou até mesmo horas concentradas de atividades práticas como alternativas. Na previsão do segundo semestre de 2020, tanto os dias letivos quanto à carga horária estão preservados. Algumas exceções, com ajustes de dias letivos para algumas disciplinas da Medicina e da Odontologia serão realizados, mas sempre respeitando a carga horária prevista.

Como faço para solicitar a validação de horas complementares?

O/a aluno/a deve enviar um e-mail para a secretaria da sua Escola solicitando as instruções para validação das horas complementares.

Como posso solicitar o cancelamento de uma disciplina?

O/a aluno/a precisa enviar uma solicitação do seu e-mail acadêmico para [email protected], contendo nome da disciplina, Codicred (140AM-01, por exemplo), turma e motivo do cancelamento. Caso precise enviar a solicitação de um e-mail pessoal, será necessário encaminhar também uma autorização simples, escrita a próprio punho e assinada conforme seu documento, junto com uma cópia ou foto legível do seu documento. Não recomendamos trancamento de matrícula ou cancelamento de disciplinas, pois o aluno acaba não conseguindo recuperar o que foi investido, além de perder a vaga no curso. Se você sentir qualquer dificuldade, seja acadêmica ou financeira, procure-nos previamente para buscarmos uma solução antes de optar pelo cancelamento/trancamento.

Quais canais online e redes sociais podem ser utilizados para as aulas?

O ponto de partida é sempre o Moodle para localização das informações sobre as aulas. Alternativamente, é possível indicar ferramentas complementares para contato e realização de atividades com a turma.

Como ficarão as atividades práticas (Medicina e Saúde)?

As aulas teóricas seguem, neste momento, online. As atividades práticas e os estágios ocorrem de forma presencial, conforme orientações de cada curso e disciplina.

Terei férias de verão?

As férias de verão estão preservadas para a grande maioria dos cursos, que terão as aulas regulares encerradas ainda em dezembro. Gastronomia e Educação Física seguirão com aulas em janeiro, com fevereiro preservado para férias. Exceções podem ser aplicadas a algumas ATMs (turmas da Medicina) e, especialmente, a alguns anos da Odontologia, que poderão ter férias em período diferenciado. Em caso de dúvidas, o/a aluno/a deve entrar em contato com a secretaria da sua Escola.

Como ficarão as formaturas?

Como forma de preservar a saúde dos/das estudantes, assim como a de suas famílias, professores/as e demais envolvidos/as, as cerimônias de colação de grau referentes ao primeiro semestre foram adiadas. Até agora, aconteceu apenas a formatura de Medicina. Neste momento, a Universidade planeja formaturas online. Para dúvidas e outras informações, o/a aluno/a deve entrar em contato pelo telefone (51) 3320-3566 ou pelo e-mail [email protected]. Dia 12 de agosto, às 18h, ocorrerá a Missa de Formandos. Será transmitida pelo canal da PUCRS no Youtube.

Quais serviços de suporte da universidade estão funcionando online?

A maioria de nossos serviços está atendendo de forma online.

A Central do Aluno está atendendo pelos seguintes contatos: [email protected] e WhatsApp (51) 98443-0788 (Coordenadoria de Registro Acadêmico).

O financeiro pelo e-mail [email protected] e telefone (51) 3320-3588.

Atendimentos relacionados ao ProUni pelo e-mail [email protected] e telefone (51) 3353-7974.

A Biblioteca está atendendo remotamente e agendando horário para empréstimo e devolução de materiais. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp (51) 98348-0161.

O PUCRS Carreiras também está oferecendo atendimento online, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Assuntos relacionados a estágios, acesso ao Portal, troca de senha do e-mail acadêmico ou consultoria de carreira podem ser atendidos pelo WhatsApp (51) 99984-1653.

O Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação – também está à disposição dos estudantes, para se informar sobre mentorias e outras atividades, o/a aluno/a pode escrever para [email protected].

No Núcleo de Apoio à Educação Inclusiva, os estudantes que necessitam de orientações e acompanhamento podem contatar diretamente a equipe de atendimento educacional especializada e o psicopedagogo do núcleo pelo e-mail: [email protected].

O Núcleo de Apoio à Aprendizagem e Programa de Monitorias criaram áreas virtuais no Moodle, onde todos/as os/as alunos/as das monitorias, assim com os próprios monitores, estão inseridos. Cada monitor/a fará atendimento semanal através de fóruns, encontros na ferramenta Zoom, além de postagens complementes para auxiliar nos estudos. Esse atendimento está sendo feito por professores/as e bolsistas, inicialmente para alunos/as matriculados nas disciplinas de Matemática, Estatística, Física, Química, Letras e Desenho. Para mais informações sobre as disciplinas que possuem monitoria online, o/a aluno/a deve acessar a página do núcleo ou entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

O Núcleo de Apoio Psicossocial atende de forma gratuitas estudantes que estejam com dificuldades, orientando sobre cuidados com a saúde mental e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 98300-3778 e (51) 98334-6418.

Quais benefícios exclusivos a Universidade preparou para os/as alunos/as por causa da pandemia?

Além das soluções financeiras, relembre os benefícios que seguem disponíveis para nossos estudantes:

PUCRS Online
Possibilidade de experimentar o pós PUCRS Online gratuitamente escolhendo até cinco cursos disponíveis para cada Escola.

Mestrado e doutorado
O/a estudante poderá experimentar disciplinas de pós-graduação com 50% de desconto.

Idiomas
Outra opção é cursar sem custo um módulo, em qualquer um dos 11 cursos de línguas do Centro de Idiomas da PUCRS, o Lexis.

Parque Esportivo
Voucher para cuidar da saúde e da mente praticando esportes gratuitamente por um mês (quando for possível).