Curso de Publicidade e Propaganda

1. Dados do Curso
Curso: Publicidade e Propaganda Currículo Vigente: 9704 (Manhã)/ 9705 (Noite)
CARGA HORÁRIA
CRÉDITOS
DURAÇÃO
TURNO Manhã / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 66 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 16 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O egresso do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS deve, fundamentalmente, compreender a amplitude do negócio da publicidade no ambiente corporativo e o constante alargamento das suas áreas de atuação, bem como dominar a dinâmica das diversas modalidades comunicacionais. Nesse sentido espera-se que, ao final do curso, o egresso esteja apto a atuar de forma integrada nas dimensões comunicacional e mercadológica de empresas e organizações, conhecendo os processos de diagnóstico, planejamento, criação, produção, programação, distribuição e gestão da comunicação publicitária e institucional, e sua integração por meio de ações estratégicas e criativas de comunicação e de marketing.

   Para isso, o egresso deve estar orientado por um conjunto de conhecimentos diversificados que lhe permitam: responder criativamente aos diferentes problemas de comunicação, combinando som, imagem e texto e utilizando a tecnologia de forma inovadora; criar, produzir e veicular conteúdos e narrativas de comunicação para as diferentes mídias; ser um mediador de relações sociais; refletir sobre seu papel como profissional articulador de uma publicidade socialmente responsável; compreender as dimensões “relevância” e “propriedade” no universo das marcas, contribuindo para sua inserção no contexto social; ter atitude empreendedora frente aos desafios que a profissão lhe apresenta; poder empreender na indústria criativa; estabelecer a relação das bases teóricas da comunicação com a atividade publicitária.

   Espera-se, também, que o egresso do Curso potencialize habilidades e competências consideradas essenciais ao fazer profissional, como: saber buscar, ler e utilizar dados que levam a uma qualificação na sua capacidade de análise; compreender os mecanismos e processos de consumo material e simbólico a partir da diversidade do consumidor; ter competência para realizar diagnósticos, planejar, posicionar marcas e encontrar soluções de comunicação; desenvolver pensamento estratégico, conceber projetos de comunicação e fazer a gestão da sua implementação; identificar, entender e aproveitar oportunidades de comunicação e oportunidades de negócio; ser capaz de antever tendências e acompanhar mudanças de cenário e das tecnologias em curso.

   Além das habilidades e técnicas necessárias ao fazer publicitário, pretende-se proporcionar uma formação integral e humana, mobilizando no egresso as seguintes competências: pautar sua atividade pela ética em todos os momentos; manifestar inteligência emocional, tendo compreensão de si mesmo e do mundo, aliada ao preparo para conviver em uma sociedade caracterizada pela diversidade; primar pela empatia, sabendo colocar-se no lugar do outro; combinar sensibilidade, discernimento e criatividade no desenvolvimento de atos comunicacionais; valorizar os relacionamentos e o trabalho em rede; possuir capacidade analítica e crítica e operar de forma a manter a visão sistêmica aliada à atenção aos detalhes; aliar resiliência, flexibilidade e adaptabilidade para desenvolver sua atividade num mundo em intensa transformação.

   Ainda, frente à promoção da autonomia e autoria do estudante por meio do currículo oferecido, espera-se que o egresso esteja habilitado a exercer uma postura proativa, amparada em seu aprendizado, na boa argumentação para expressar um posicionamento sólido, mas flexível. Que o egresso possa estar atento às permanentes mudanças do mercado, sendo capaz de estar sempre atualizado, agindo, frente às necessidades e contingências, como um agente empreendedor e transformador da realidade na qual está inserido. Espera-se que o egresso possa atuar com propósito, transitando pelo mundo do trabalho com autonomia, construindo o seu próprio caminho.

   Por fim, a considerar o mundo globalizado e, ao mesmo tempo, individualizado e multifacetado da atualidade, é primordial que o egresso do curso de Publicidade e Propaganda contribua, com seu conhecimento técnico-acadêmico e com sua formação ética e moral, para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Não existe conteúdo cadastrado
..Dados atualizados até 16/04/2024