Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Publicidade e Propaganda

1. Dados do Curso
Curso: Publicidade e Propaganda Currículo Vigente: 9704 (Manhã)/ 9705 (Noite)
CARGA HORÁRIA 3055
CRÉDITOS 181
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre 40 (Manhã)/ 40 (Noite)
Vagas 2° semestre 40 (Manhã)/ 40 (Noite)
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 300
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 66 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/04/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 16 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O egresso do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS deve, fundamentalmente, compreender a amplitude do negócio da publicidade no ambiente corporativo e o constante alargamento das suas áreas de atuação, bem como dominar a dinâmica das diversas modalidades comunicacionais. Nesse sentido espera-se que, ao final do curso, o egresso esteja apto a atuar de forma integrada nas dimensões comunicacional e mercadológica de empresas e organizações, conhecendo os processos de diagnóstico, planejamento, criação, produção, programação, distribuição e gestão da comunicação publicitária e institucional, e sua integração por meio de ações estratégicas e criativas de comunicação e de marketing.

   Para isso, o egresso deve estar orientado por um conjunto de conhecimentos diversificados que lhe permitam: responder criativamente aos diferentes problemas de comunicação, combinando som, imagem e texto e utilizando a tecnologia de forma inovadora; criar, produzir e veicular conteúdos e narrativas de comunicação para as diferentes mídias; ser um mediador de relações sociais; refletir sobre seu papel como profissional articulador de uma publicidade socialmente responsável; compreender as dimensões “relevância” e “propriedade” no universo das marcas, contribuindo para sua inserção no contexto social; ter atitude empreendedora frente aos desafios que a profissão lhe apresenta; poder empreender na indústria criativa; estabelecer a relação das bases teóricas da comunicação com a atividade publicitária.

   Espera-se, também, que o egresso do Curso potencialize habilidades e competências consideradas essenciais ao fazer profissional, como: saber buscar, ler e utilizar dados que levam a uma qualificação na sua capacidade de análise; compreender os mecanismos e processos de consumo material e simbólico a partir da diversidade do consumidor; ter competência para realizar diagnósticos, planejar, posicionar marcas e encontrar soluções de comunicação; desenvolver pensamento estratégico, conceber projetos de comunicação e fazer a gestão da sua implementação; identificar, entender e aproveitar oportunidades de comunicação e oportunidades de negócio; ser capaz de antever tendências e acompanhar mudanças de cenário e das tecnologias em curso.

   Além das habilidades e técnicas necessárias ao fazer publicitário, pretende-se proporcionar uma formação integral e humana, mobilizando no egresso as seguintes competências: pautar sua atividade pela ética em todos os momentos; manifestar inteligência emocional, tendo compreensão de si mesmo e do mundo, aliada ao preparo para conviver em uma sociedade caracterizada pela diversidade; primar pela empatia, sabendo colocar-se no lugar do outro; combinar sensibilidade, discernimento e criatividade no desenvolvimento de atos comunicacionais; valorizar os relacionamentos e o trabalho em rede; possuir capacidade analítica e crítica e operar de forma a manter a visão sistêmica aliada à atenção aos detalhes; aliar resiliência, flexibilidade e adaptabilidade para desenvolver sua atividade num mundo em intensa transformação.

   Ainda, frente à promoção da autonomia e autoria do estudante por meio do currículo oferecido, espera-se que o egresso esteja habilitado a exercer uma postura proativa, amparada em seu aprendizado, na boa argumentação para expressar um posicionamento sólido, mas flexível. Que o egresso possa estar atento às permanentes mudanças do mercado, sendo capaz de estar sempre atualizado, agindo, frente às necessidades e contingências, como um agente empreendedor e transformador da realidade na qual está inserido. Espera-se que o egresso possa atuar com propósito, transitando pelo mundo do trabalho com autonomia, construindo o seu próprio caminho.

   Por fim, a considerar o mundo globalizado e, ao mesmo tempo, individualizado e multifacetado da atualidade, é primordial que o egresso do curso de Publicidade e Propaganda contribua, com seu conhecimento técnico-acadêmico e com sua formação ética e moral, para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Comunicação e Contexto Sociocultural
30
1

Disciplina em implantação

Contexto Publicitário
60
1

Disciplina em implantação

Criatividade
60
1

Disciplina em implantação

Ferramentas de Edição
60
1

Disciplina em implantação

Laboratório de Comunicação
60
1

Disciplina em implantação

Leitura e Producao Textual
60
1

Disciplina em implantação

Mídia e Distribuição de Conteúdo
30
1

Disciplina em implantação

Artes e Linguagens Visuais
60
2

Disciplina em implantação

Comunicação e Marketing
30
2

Disciplina em implantação

Criação Publicitária: Direção de Arte e Redação
60
2

Disciplina em implantação

Escrita Criativa: Narrativa (Sp)
60
2

Disciplina em implantação

Fotografia
30
2

Disciplina em implantação

Gestão da Conta Publicitária
30
2

Disciplina em implantação

Produção Audiovisual
30
2

Disciplina em implantação

Sustentabilidade: Construindo um Mundo Melhor
60
2

Disciplina em implantação

Comportamento e Consumo
60
3

Disciplina em implantação

Design Publicitário
60
3

Disciplina em implantação

Empreendedorismo
60
3

Disciplina em implantação

História da Comunicação
30
3

Disciplina em implantação

Marketing Avançado em Comunicação
30
3

Disciplina em implantação

Planejamento Publicitário
60
3

Disciplina em implantação

Ética e Cidadania
60
3

Disciplina em implantação

Cultura Digital
60
4

Disciplina em implantação

Geopolitica e Cenários Econômicos
30
4

Disciplina em implantação

Gestão de Projetos de Comunicação
30
4

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
4

Disciplina em implantação

Marketing Estratégico em Comunicação
30
4

Disciplina em implantação

Mentoria
30
4

Disciplina em implantação

Pesquisa de Mercado
60
4

Disciplina em implantação

Social Media
30
4

Disciplina em implantação

Teorias da Comunicação
30
4

Disciplina em implantação

Ativação de Marcas
60
5

Disciplina em implantação

Conteúdos Audiovisuais: Linguagens
60
5

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
360
5

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Foto Publicitária
60
5

Disciplina em implantação

Laboratório de Tendências
60
5

Disciplina em implantação

Negócio Publicitário
30
5

Disciplina em implantação

Teorias Avançadas da Comunicação
30
5

Disciplina em implantação

Branded Content
60
6

Disciplina em implantação

Conteúdos Audiovisuais: Narrativas e Formatos
60
6

Disciplina em implantação

Criação Publicitária: Geração de Ideias
60
6

Disciplina em implantação

Planejamento de Mídia
60
6

Disciplina em implantação

Projeto de Estratégia e Inovação (80h)
80
6

Disciplina em implantação

Soft Skills
30
6

Disciplina em implantação

Gestão de Carreiras
30
7

Disciplina em implantação

Metodologias e Práticas em Pesquisa em Comunicação
30
7

Disciplina em implantação

Métricas e Performance
30
7

Disciplina em implantação

Projeto de Campanha (80h)
80
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (300H)
300
8

Disciplina em implantação

Indústria Criativa e Entretenimento
30
8

Disciplina em implantação

Influenciadores e Estratégias de Marketing
60
8

Disciplina em implantação

Tcc: Pesquisa em Comunicação
45
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 27/09/2020