Ciclo de Debates Jurídicos reflete sobre Diversidade

Evento reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes durante três dias

14/11/2019 - 14h42
georgio_carneiro_ciclo_debates_jurídicos

Defensor público federal, Georgio Endrigo Carneiro da Rosa / Foto: Rafaela Pfeifer

Promovido pela Escola de Direito da PUCRS, em parceria com o Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Segurança Pública, o 9º Ciclo de Debates Jurídicos aconteceu entre os dias 4 e 6 de novembro. Com o tema Diversidade, o evento contou com três mesas redondas que foram apresentadas no auditório do prédio 11 da Universidade.

Na primeira noite, o tema abordado foram as Migrações forçadas e acesso à moradia: ausência de políticas de acolhimento na cidade de Porto Alegre/RS. A mesa teve a participação do defensor público federal, Georgio Endrigo Carneiro da Rosa, e do professor e coordenador do Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados (Sadhir) da Escola de Direito, Gustavo de Lima Pereira. Os destaques apresentados pelos palestrantes foram a inexistência de políticas públicas para pessoas em situação de rua e para o acolhimento de grupos migratórios.

carolina_parisotto_ciclo_debates_jurídicos

Advogada Carolina Parisotto / Foto: Rafaela Pfeifer

A mesa A inclusão das mulheres no mercado de trabalho: obstáculos e conquistas aconteceu no segundo dia e foi composta pelas advogadas diplomadas pela PUCRS, Christiane Rondon e Gabriela Ribeiro de Souza. O painel abordou as mais recentes conquistas das mulheres, bem como os desafios atuais no mercado de trabalho, ampliando o olhar sobre as desigualdades de gênero existentes na sociedade brasileira.

Marcando o encerramento do Ciclo de Debates, a mesa redonda Da despatologização ao acesso à saúde pela população trans: causas e efeitos refletiu sobre a necessidade de atenção à saúde de transexuais e travestis, ressaltando a precariedade dos serviços oferecidos para essa população. Participaram da mesa Carolina Parisotto, advogada e mulher trans, e Sofia Favero, psicóloga e integrante do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade da UFRGS.

A professora da Escola de Direito e coordenadora do evento, Clarice Beatriz da Costa Söhngen, destacou a integração promovida pelas reflexões. De acordo com a análise da docente, “a intenção do Ciclo de Debates Jurídicos sobre Diversidade foi ventilar as discussões sobre temas atuais do direito entre a rede de pesquisadores, a comunidade acadêmica da PUCRS e a todos os demais interessados”.

Confira as fotos do evento:

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas