Moacyr Scliar

(Porto Alegre, RS, 1937 – Porto Alegre, RS, 2011).

Foi médico, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Em diversas oportunidades, lecionou literatura e estudos brasileiros como professor convidado em universidades estrangeiras. Também colaborou intensamente com jornais como Zero Hora e Folha São Paulo. Em sua obra, evidenciam-se a presença do imaginário fantástico e a investigação da tradição judaico-cristã.

Seu primeiro livro publicado foi Histórias de um médico em formação, em 1962. Possui uma extensa obra, com 67 livros entre romance, crônica, conto, literatura infantil, ensaio, pelos quais recebeu prêmios como Prêmio da Academia Mineira de Letras, Érico Veríssimo de Romance, Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Prêmio Jabuti (em mais de uma ocasião), Prêmio Casa de Las Américas, Prêmio Açorianos, Prêmio José Lins do Rego, da ABL. Sua obra está publicada em países como Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e Portugal. E também foi adaptada para cinema, teatro e televisão.

Destacam-se em sua obra O Carnaval dos Animais, Guerra no Bom Fim, O exército de um homem só, O Centauro no Jardim, A Majestade do Xingu, A Mulher que escreveu a Bíblia, entre outros. Em seu acervo no Delfos, é possível encontrar manuscritos, correspondências, recortes de jornais, fotografias e diplomas.