Luiz Antonio de Assis Brasil

(Porto Alegre, RS, 1945).

Foi advogado, violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e é escritor e professor universitário. Formado em Direito e Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, criou em 1985 e coordena até hoje a Oficina de Criação Literária na PUCRS. É também um dos responsáveis pela criação dos cursos, pioneiros no Brasil, de mestrado e doutorado em Escrita Criativa na mesma Universidade. Entre outras importantes atividades na área da cultura, também foi Secretário Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.

Sua estreia na literatura foi em 1976 com o romance Um quarto de légua em quadro, que recebeu o Prêmio Ilha de Laytano. Possui mais de 20 obras publicadas, entre elas Cães da Província, Videiras de Cristal, O pintor de retratos, Música Perdida, O Inverno e depois e Escrever ficção: um manual de criação literária.
Assis Brasil está traduzido em diversos países e obteve os prêmios literários Machado de Assis, Jabuti, Portugal Telecom, Prêmio Literário Nacional do INL e Erico Verissimo, dentre outros. Em seu acervo no Delfos, é possível encontrar sua máquina de escrever, manuscritos, objetos pessoais, documentos pessoais e livros.