Tese valoriza o trabalho de jornalistas no gênero biográfico

07/03/2024 - 16h55

O pesquisador Felipe Adam, estudante da Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos da PUCRS, defendeu sua tese nesta terça-feira (5). O estudo, intitulado “Quando as Jornalistas Assumem o Protagonismo”, foi orientado pelo professor Antônio Hohlfeldt e recebeu aprovação com louvor pela banca.

O estudo buscou investigar a contribuição das mulheres jornalistas no gênero biográfico brasileiro, utilizando um mapa para identificar os protagonistas dessa história no Jornalismo do país. Dentre os resultados obtidos, observa-se que, no período de 1990 a 2020, aproximadamente 80% das biografias abordam figuras masculinas, além de identificar que 70% destas obras são escritas também por homens. Se especificarmos apenas “jornalistas brasileiros” no recorte temporal de 30 anos, a pesquisa indicou121 profissionais, sendo que apenas 23 (19%) são mulheres.

A banca foi composta pelos seguintes pesquisadores: Dra. Beatriz Correa Pires Dorneles (PUCRS), Dra. Mônica Martinez (UNISO), Dra. Marialva Carlos Barbosa (UFRJ) e Dra. Marta Regina Maia (UFOP).