Tese analisa abordagens da Teoria da Função Política de Relações Públicas

18/07/2023 - 14h06

Pesquisa experimentou os possíveis caminhos pelo pensamento antinômico

Marcelo Tavares, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, desenvolveu a tese (Des)caminhos da teoria da função política de relações públicas: perspectivas antinômicas e sistêmicas da fundamentação na formação acadêmica, sob orientação da professora Cleusa Scroferneker.

Segundo Marcelo, durante o mestrado, ele construiu uma dissertação sobre o caráter humanista do curso de Relações Públicas (RP). Na época, optou por três correntes teóricas da área. Já no doutorado, ele resolveu estudar a Teoria da Função Política, de Roberto Porto Simões, pesquisador e psicólogo formado na PUCRS e que atuou no PPGCOM por 40 anos.

“Meu foco central sempre foi a Função Política. Ele (Roberto Simões) é conhecido dentro do campo científico por essa teoria, sendo ela uma das principais correntes presentes nos cursos (de Relações Públicas)”, comenta Marcelo.

O pesquisador fez a análise curricular de 56 cursos de RP em vigência em diferentes locais do Brasil.

“Durante a tese eu fiz um levantamento de todos os cursos de RP do Brasil, sendo 64. Desses, oito são novos (de 2018 até 2023). Então, eu analisei 56 matrizes curriculares para conhecer os cursos e saber onde entrava a teoria”, aponta.

Marcelo conta que depois da análise, percebeu que as teorias – tanto a de Função Política, como outras – são apresentadas no início dos cursos de graduação.

“Entender que a teoria está no início da formação, no primeiro ou segundo semestre foi o primeiro ponto. Depois fui atrás para saber quem eram os autores básicos. Com isso, fiz um segundo recorte que trabalhei com sete cursos, nota 5, dentro dos cinco cursos mais antigos. Dos sete cursos analisados, o professor Porto Simões estava presente”, declara Marcelo.

O levantamento aponta que o aluno estuda e conhece o pesquisador somente quando é apresentado ao início da graduação.

“Ele só está nessas disciplinas iniciais, ou seja, o aluno entra, estuda a disciplina teórica, conhece o Porto Simões e durante todo o resto da graduação ele não sabe mais nada, não ouve e nem entende aplicabilidade”, conclui.

Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.