Dissertação traz análise discursiva do imaginário do golpe de 2016

18/07/2023 - 13h58

Vitor Laitano pesquisou como o imaginário abordava as perspectivas dos atos golpistas de 2016

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, Vitor Laitano, realizou uma análise discursiva sobre o imaginário do golpe de 2016 a respeito da ex-presidenta, Dilma Rousseff. A dissertação Imaginários do golpe: análise discursivas de imaginários sobre Dilma Rousseff e o Golpe de 2016 foi orientada pelo professor Juremir Machado da Silva.

O pesquisador conta que o evento foi marcante por ele ter acompanhado de perto as manifestações e protestos como repórter do portal digital Mídia Ninja em 2016.

“Aprofundei o que eu estava estudando desde 2016. Muito da bibliografia que eu usei, eram autores que eu revisitava durante minha vida. A parte de escrever em si foi a mais tranquila. A gente só consegue ver a ilha, quando sai da ilha. Digo isso, porque vivi 2016 na rua, na pele e isso me permitiu analisar coisas que as pessoas de fora não entendiam”, conta Vitor.

Segundo o aluno, a linha de pesquisa seguida por seu orientador permitiu a análise discursiva do objeto, desenvolvendo interpretações sociológicas e antropológicas.

“O que me toca é o momento antes e depois da escrita. Conduzir uma escrita de forma consciente, com sensibilidade e ir conhecendo o assunto, o que a pesquisa traz, como vamos criar o conhecimento, como vamos desenvolver uma análise é o que importa. É preciso pensar, de uma maneira compreensiva, o que vais fazer e como vais fazer ela (a pesquisa) chegar a outras pessoas”, aponta.

“Minha pesquisa fala muito com a linha de pesquisa do PPGCOM. Eu não faria em nenhum outro lugar do país. Aplicar uma metodologia do imaginário, usando a metodologia do professor Juremir e conseguir remontar essa discussão foi uma experiência importante”, conclui.

Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.