Sexta edição do Atlas da Notícia tem participação de alunos da Famecos

10/08/2023 - 20h28

O projeto iniciado em 2017 apresentou diminuição de desertos de notícia no Brasil

Arte por Méuri Elle

O Atlas da Notícia é uma iniciativa realizada pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – que atua com a coleta e análise de dados sobre o jornalismo no país. Este ano, 28 alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos atuaram como voluntários no projeto, sob orientação do professor de jornalismo, Marcelo Crispim, também da PUCRS. O principal dado coletado nesta edição foi a diminuição de áreas de deserto de notícia, municípios que não possuem veículos de imprensa para cobertura jornalística do local, em relação ao ano anterior.

Crispim é coordenador de pesquisa da Região Sul e comenta que a iniciativa ajuda na compreensão sobre a situação atual do mercado jornalístico, apontando a trajetória que a área está seguindo em diferentes regiões do país. “Existe um movimento de caminho para digitalização, de veículos analógicos estarem fechando ou diminuindo no seu volume em favor de atuações digitais”, atesta.

O professor aponta que a Região Sul apresentou maior preocupação com a profissionalização dos veículos na análise recente, investindo na especialização do trabalho. No entanto, o jornalismo no interior ainda depende da publicidade para financiamento e visualização.

Segundo o relatório, a redução de 8% nos desertos de notícias na região ocorre, especialmente, devido ao surgimento de mais rádios e veículos digitais e a adaptação dos veículos para interface digital. Santa Catarina e Paraná se destacaram como estados com mais veículos.

O Atlas da Notícia é uma ferramenta fundamental para o mapeamento do jornalismo em todo o país. “Porque não temos a dimensão a partir de um único veículo. Não percebemos a nossa volta. O projeto revela a proporção da indústria da notícia”, explica Crispim. Além disso, há o debate social a partir das análises. “Existem muitos lugares onde ninguém fala sobre. O Atlas ajuda a sociedade a saber onde o jornalismo atua e o que está acontecendo em uma determinada cidade”.
Veja na íntegra o material aqui.

Conheça o Projor

Criado pelo jornalista Alberto Dines em parceria com o Labjor da Unicamp, em abril de 2002, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo é uma entidade civil sem fins lucrativos não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária.

Atento ao alerta de Dines, o Atlas da Notícia é um projeto inédito para mapear os veículos produtores de notícias no Brasil, identificando não só quem produz notícia no Brasil nos 5.570 municípios, mas também os chamados desertos e quase desertos noticiosos.

Confira abaixo a lista com os alunos da Famecos que participaram:

1. Alice Kilppe Felizardo
  2. Ana Julia Cardoso Dos Santos