Pesquisa da Famecos, PUCRS, investigou a formação em comunicação organizacional no Brasil

27/03/2023 - 17h42

Doutoranda da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Francielle Falavigna, desenvolveu tese de doutorado inédita sobre os cursos nacionais de Bacharelado em Comunicação Organizacional

A partir de uma abordagem crítica, a tese intitulada Dimensões comunicacionais [possíveis] nos cursos de Bacharelado em Comunicação Organizacional brasileiros é fruto de uma trajetória de envolvimento da pesquisadora com estudos que buscam contribuir para uma nova consciência sobre a comunicação organizacional, pautada pelo diálogo e pela alteridade.

A pesquisa, defendida em sessão pública na última segunda-feira, 20 de março, contou com a orientação da professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), Cleusa Maria Andrade Scroferneker, reconhecida internacionalmente por sua atuação e produção científica no campo da comunicação organizacional.

Fazendo uma breve fala no Encontro de Comunicadores Maristas (Ecom), 2022/ Foto: Iago Ministério

Com a avaliação de uma banca composta pelos principais pilares teóricos da comunicação organizacional no Brasil – Prof. Dr. João José Azevedo Curvello (UnB), Prof.ª Dr. ª Margarida Maria Krohling Kunsch (USP), Prof.ª Dr.ª Rosângela Florczak (PUCRS) – e, pela pesquisadora, referência em educação, Prof.ª Dr.ª Adriana Justin Cerveira Kampff, o trabalho apresentado recebeu distinção de louvor por desenvolver uma metodologia de análise possível de ser aplicada em diferentes contextos educacionais.

Para Francielle, o valor social de sua tese, que teve como objetos de pesquisa os cursos de Bacharelado em Comunicação Organizacional oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pela Universidade de Brasília (UNB), consiste na contribuição para o estudo sobre os currículos. “É uma grande alegria que nossa pesquisa tenha sido reconhecida pelo seu ineditismo e por desenvolver uma abordagem metodológica para as produções discursivas dos cursos superiores em comunicação. Desejamos que nossos achados e aproximações sejam um convite para a transformação necessária no campo da comunicação organizacional”, destaca.

Em breve a tese estará disponível para consulta no Repositório Institucional de Publicações Científicas da PUCRS.

Pesquisa em Comunicação Organizacional

No PPGCOM, o Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados em Comunicação Organizacional (Geacor), liderado pela Prof.ª Dr.ª Cleusa Maria Andrade Scroferneker, reúne pesquisadores, doutorandos, mestrandos, bolsistas de iniciação científica e estudantes de graduação com interesses voltados para as diferentes perspectivas da comunicação organizacional. O grupo é pioneiro no Sul do país e, desde 2006, desenvolve pesquisas atreladas à comunicação organizacional e suas interfaces: diálogos organizacionais, memória organizacional, saúde, assédio moral organizacional e educação.