A Importância da Reputação na Comunicação Empresarial

27/03/2023 - 16h19

A Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS recebeu na noite do dia 23 de março o presidente da ABRACOM, Daniel Bruin

Em uma conversa que transitou desde a Revolução Industrial até o ator Jim Carrey, Daniel Bruin apresentou tanto o seu trabalho como a importância da organização que preside, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM). A reputação é parte central da vida de uma figura pública, e ainda mais essencial para as empresas que buscam manter sua relevância num mercado cada vez mais competitivo.

O setor da comunicação empresarial movimenta anualmente mais de R$ 3 bilhões e gera mais de 17 mil vagas de emprego. Mas por quê? O que faz com que esse setor seja tão importante?

Bruin afirma que em um mundo cada vez mais conectado pela internet, a sociedade passa a exigir um valor social cada vez maior para as empresas.  “A função social da empresa hoje é um negócio absurdo, isso é algo que nunca existiu. Quem estuda um pouco sobre a Revolução Industrial, da segunda revolução industrial, sabe que a empresa nunca teve esse valor social. Isso é novo, de vinte anos atrás”.

Ele chama, inclusive, a nossa era de “a Era da Reputação”, já que a internet cria grupos de pressão e mantém a vigilância sobre as ações de uma empresa, tanto no tratamento de seus funcionários, quanto em suas ações públicas. Para o palestrante, ter uma boa reputação já construída evitaria que uma crise muito grande se desencadeasse a partir de qualquer evento.